01/06/2023

Escola Rodrigo comemora 98 anos de história em Cosmópolis

Equipe gestora e corpo docente organizaram atividades de comemoração ao aniversário da escola. Cronograma teve início já nesta quinta-feira (1°)

Fotos: Gismara Franco Hergert

Da redação

A EMEB Rodrigo Octavio Langaard Menezes, ou somente “Escola Rodrigo” uma das instituições de ensino mais antigas de Cosmópolis, está completando 98 anos de história. Com uma equipe de profissionais atualmente liderados pela diretora Silvana Baracat e Mirlene Franco, e coordenada por Aline Tognoni e Tatiana Dal Boni, a escola atende a mais de 700 alunos.

Em comemoração ao aniversário da instituição, o grupo gestor em conjunto com o corpo docente organizou um cronograma especial de apresentações dos alunos.

A celebração teve início desde as primeiras horas desta quinta-feira, e contou com a visita do prefeito de Cosmópolis aos estudantes. Além disso, eles tiveram o privilégio de prestigiar as encantadoras apresentações da Fanfarra e do Coral Rodrigo, que também se apresentarão novamente às 15h45.

As festividades não param por aí. Nos dias 6 e 7 de junho, os alunos de todos os anos e períodos terão a oportunidade de participar de pequenas apresentações, abertas aos familiares que desejarem prestigiar. Será um momento especial para compartilhar o talento e o orgulho de fazer parte da comunidade escolar. Confira abaixo o cronograma completo das apresentações:

Relembre a história da Escola Rodrigo

No início do século 20, a primeira escola pública de Cosmópolis foi inaugurada. Em 1903, Felício Marmo, um jovem gaúcho de 19 anos, chegou à vila para ensinar. Ele se inscreveu como professor na escola local e assim chegou ao distrito de Campinas. Essas informações são baseadas no livro “Cosmópolis – de Fazenda Funil à Cidade Universo”, escrito por Sérgio e Mano Fromberg e Ana Maria Barbosa.

Em 1921, várias pequenas escolas surgiram na cidade de Cosmópolis, as quais se uniram e fundaram as “Escolas Reunidas de Cosmópolis”. Ciro Martins foi nomeado como diretor dessa nova instituição, que contava apenas com quatro salas de aula. Uma dessas salas estava localizada no bairro rural Campos Sales.

Entretanto, em 1º de junho de 1925, o nome da escola foi alterado para “Grupo Escolar de Cosmópolis”. Essa mudança ocorreu ainda no distrito de Campinas, uma vez que a emancipação da cidade só aconteceu em 1944. O prédio sede da escola era localizado na rua Doutor Campos Sales, onde atualmente encontra-se a escola Doutor Moacir do Amaral, conhecida como “escola de Comércio”.

O nome “Grupo Escolar” foi mantido até 23 de março de 1946, quando a escola passou a ser chamada de Grupo Escolar Rodrigo Octávio Langaard Menezes. Essa mudança foi uma homenagem a Rodrigo Octávio Langaard Menezes, um professor, jurista, contista, cronista, poeta e memorialista campineiro, que faleceu em 1944, no Rio de Janeiro.

No entanto, a escola que conhecemos atualmente, localizada no bairro Bela Vista em Cosmópolis, foi construída a partir dos anos 1960. Diante da necessidade de um prédio ainda maior, os administradores da cidade aprovaram, em 6 de setembro de 1962, na Câmara Municipal, a doação de uma área de terra ao Estado para a construção de um novo grupo escolar. O projeto foi realizado durante a gestão do prefeito Orlando Perucci, e o novo prédio foi inaugurado em 30 de novembro de 1967, coincidindo com a data do aniversário da emancipação política e administrativa de Cosmópolis.

Em 1976, o grupo escolar teve seu nome alterado para Escola Estadual de Primeiro Grau Rodrigo Octávio Langaard Menezes, passando a utilizar a sigla “EEPG”. No entanto, em 1997, por meio de um decreto municipal, a escola foi municipalizada e passou a oferecer apenas o ensino fundamental. Em 2009, a nomenclatura da escola foi novamente atualizada para “Ensino Básico”, e sua sigla passou a ser “EMEB”.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolense sem prévia autorização por escrito do Portal Cosmopolense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.