05/09/2021

Entrevista: Vereadora Cristiane Paes fala sobre política e Cosmópolis

Sempre aos domingos, a visão e opinião de um vereador de Cosmópolis no Portal Cosmopolense


Da redação

Neste domingo (05), o Portal Cosmopolense iniciará uma série de entrevistas com vereadores de Cosmópolis. O intuito é levar à população as ideias e os pensamentos dos vereadores da cidade sobre os mais diversos assuntos, relacionados à política, a sociedade e o poder.

Nesta semana, entrevistamos a vereadora Cristiane Paes. Professora, hoje atua como diretora de uma escola municipal. Paes é vereadora pelo segundo mandato pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e em 2020 foi reeleita à Casa de Leis cosmopolense com 565 votos.

Portal Cosmopolense: Quais os principais desafios enfrentados pelo município que você atuou nesses primeiros meses de mandato?

Cristiane Paes: Manutenção das estradas rurais; distribuição do kit de alimentação escolar e do material escolar; inclusão de estudantes da saúde, professores e funcionários da Educação no início da vacinação contra a Covid-19; divulgação diária do boletim de monitoramento completo da Covid-19; reposição do efetivo da GM e volta da ronda rural; correção da subvenção PMVDE das escolas; kit de proteção contra a Covid nas escolas; aumento de repasse pro Lar Arco-Íris; manter exames de mamografia em dia e pedido de ação específica para zerar fila de exames de imagem; licitação do transporte público coletivo, volta dos horários e manutenção dos pontos de ônibus; políticas públicas para saúde de mulher e criação da lei que obriga condomínios a denunciar violência doméstica familiar; centro de terapias para portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista); modernização do Estatuto Municipal do Magistério e criação de lei para organizar os pedidos de licença-prêmio dos professores; fiscalização dos contratos de assessoria e prestação de serviços terceirizados da Administração.

 

Portal Cosmopolense: A pandemia trouxe alterações na atuação política?

Cristiane Paes: Sim. Algumas demandas, mesmo da área da saúde, ficaram suspensas e geraram mais cobrança e dificuldade no atendimento à população ao que não se referia à pandemia. Tivemos de nos adaptar e cumprir as regras sem deixar de dar a devida atenção à cada demanda. Muitas vezes, o trabalhar de casa foi mais intenso que a rotina de dias normais, inclusive, porque as perdas das pessoas foram muitas e com a atual situação econômica do País, os novos enfrentamentos beiram à vulnerabilidade social.

Portal Cosmopolense: A urna eletrônica está sendo alvo de um debate sobre vulnerabilidade. Como você analisa o uso da urna eletrônica e sua credibilidade?

Cristiane Paes: O uso da urna eletrônica é um divisor de águas para as eleições brasileiras, antes conturbadas por papeis que surgiam e desapareciam na contagem e recontagem de votos que demoravam dias. A credibilidade da urna eletrônica foi colocada à prova inúmeras vezes, ficou à disposição de técnicos e hackers do Brasil e do mundo e sua funcionalidade nunca sofreu dano. No mais, o voto na urna eletrônica é totalmente auditável, basta acompanhar o processo eleitoral no dia da eleição do mesmo jeito que os críticos ‘se dispõem’ a recontar votos impressos por dias.

 

Portal Cosmopolense: Como você avalia o enfrentamento do Coronavírus no município?

Cristiane Paes: Com falhas. A Comissão de Prevenção e Enfrentamento com representantes da Câmara e Secretarias Municipais que mantinham reuniões semanais e prestavam conta das ações em 2020 simplesmente sumiu este ano. Tivemos lentidão no início da vacinação, que aliada ao descumprimento opcional das regras do Plano São Paulo fez os números de casos e óbitos saltarem no segundo trimestre em Cosmópolis. Nossa cidade dobrou suas vítimas antes mesmo do Brasil. Falando em números, os boletins de monitoramento não estavam sendo publicados diariamente e sem as cobranças que fizemos, eram publicados cada vez com menos informação para a população, que ficava sem saber a real situação das UTIs e de casos, por exemplo. Chegamos a ficar semanas sem registro de óbito e com mais de 20 mortes em investigação quando o portal do serviço do Estado apresentava 12 mortes a mais que o boletim municipal. Creio que a situação serviu de alerta à municipalidade que, finalmente, reforçou a fiscalização e conseguiu avançar com a vacinação de forma mais eficiente com a ajuda do Estado e o desenrolar da negociação, compra e distribuição atrasada do imunizante por parte do Governo Federal.

Portal Cosmopolense: Como está a sua interação com os deputados estaduais e federais na busca por recursos para o município?

Cristiane Paes: Desde o primeiro mandato, faço questão de enviar ofícios para todos os deputados eleitos que tenham recebido votos em Cosmópolis, tanto estaduais quanto federais. A população se surpreenderia com alguns que recebem votação expressiva na cidade e sequer se dão ao trabalho de responder. No mandato anterior, por meio do meu partido, o PT, Cosmópolis recebeu R$ 4 milhões em emendas parlamentares que garantiram recapeamento asfáltico, infraestrutura urbana e custeio da saúde. Neste mandato, mantemos o mesmo trabalho articulado junto aos deputados do partido e aos demais parlamentares para apresentar as demandas de Cosmópolis.

 

Portal Cosmopolense: Escreva uma frase que defina a sua atuação nestes primeiros meses de mandato.

Cristiane Paes: Trabalho persistente e boas ideias para Cosmópolis.

O Portal Cosmopolense publicará, sempre aos domingos, entrevistas com todos os vereadores do município de Holambra, visando expor aos leitores a visão dos governantes sobre os pensamentos acerca de assuntos atuais e de interesse aos munícipes.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.