18/01/2020

Entrevista: Pivatto fala que seu mandato foi um ‘governo de superação’

Prefeito, que agora está no PTB, diz que neste final de mandato pretende equalizar os problemas financeiros para investir em desenvolvimento

Henrique Oliveira/Letícia Leme

Nesta semana, o Portal Cosmopolense entrevistou o prefeito de Cosmópolis, José Pivatto.
Desde dia 27 de dezembro, a vida política do prefeito está mudando. Nesta data o prefeito saiu do PT e na última sexta-feira (17) o deputado estadual Campos Machado deu como certo a filiação de Pivatto no Partido Trabalhista Brasileiro, PTB.
Este ano de 2019 poderá ser o último de Pivatto à frente do Executivo de Cosmópolis e assim, várias promessas de campanha se findam neste ano.
Em setembro de 2019, em entrevista no Portal Cosmopolense, Pivatto disse que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Jaguari) estava em fase final de obras. Na verdade as obras do emissário que recolhe todo o material orgânico e leva para a estação.
Na entrevista, o prefeito disse que no início de 2020 a expectativa da prefeitura é de que a estação estaria funcionando com 50% de sua capacidade. Integrando mais 50% até o final de 2020, data esta que expira o acordo feito com o Ministério Público.

Em 2019, ainda, o prefeito de Cosmópolis foi indiciado pela Polícia Federal dentro da Operação Prato Feito sobre possíveis irregularidades em contratos da compra de material didático para a educação de Cosmópolis.
Já no final do ano, o prefeito anunciou a sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT) e disse que o motivo era de cunho pessoal. Até o momento, o prefeito de Cosmópolis não se filiou a nenhum partido.
Nesta entrevista o prefeito chama seu governo de ‘superação’ e o avalia conforme suas obras e também sobre o momento político da cidade.
O prefeito também cita os dados do desemprego do município. Certo que este tema gera muita discussão, o prefeito diz que os números chegam à 11% de cosmopolenses que estão desempregados. E fala sobre o porquê deveria ser reeleito prefeito.

Confira na íntegra esta entrevista:

Portal Cosmopolense: Prefeito, como o senhor avaliaria os trabalhos realizados em prol de Cosmópolis desde o início do mandato?

JP: Estamos fazendo um governo de superação. Uma das coisas mais importantes foi devolver a credibilidade junto aos fornecedores da Prefeitura. Quando chegamos, a Prefeitural Municipal tinha uma dívida equivalente ao orçamento anual da cidade. Com esforço e muito trabaho conseguimos renegociar as dívidas e minimizar os impactos negativos para a administração municipal.

Infelizmente, no final do ano, uma nova dívida contraída e não paga pelo governo anterior que já ultrapassa a casa dos 30 milhões, junto ao INSS, deixou a Prefeitura em uma situação complicada no que diz respeito às finanças. Contudo, a administração municipal já está buscando uma solução que possa devolver a tranquilidade e a saúde financeira ao município.

Portal Cosmopolense: Quais foram as principais metas alcançadas durante o ano de 2019?

JP: Com todos os problemas financeiros e queda de arrecadação, conseguimos avançar bastante. Reforçamos o nosso compromisso com os servidores públicos pagando dívidas passadas e deixando todos os salários e benefícios em dia. Abrimos diálogo com o sindicato dos servidores; fizemos a lei que garante a cesta de natal e que já foi oferecida no final de 2019. Continuamos o Projeto Rua Nova, graças aos investimentos que chegaram por meio de emendas de deputados e deputadas e tabém com recursos próprios do município. Por meio de convênios com o Governo do Estado inauguramos pelo menos três novas unidades de Saúde; ampliamos e reformamos Escolas Municipais e o Ginásio Municipal; adquirimos diversos novos veículos e ambulâncias. Inauguramos o Posto de Atendimento Mais Fácil, que agregou os serviços do Detran, do Sebrae, da Junta Militar e Procon em um só lugar.


Portal Cosmopolense: Aquelas que não foram alcançadas, ao que o senhor credita a não realização?

JP: Como dissemos, nosso governo é um governo de superação. Acreditamos que com nosso trabalho, esforço e dedicação dos servidores, da Câmara Municipal, alcançamos até mais que pretendíamos, dada a situação caótica em que encontramos o município quando chegamos em 2017.

Portal Cosmopolense: Qual o maior desafio enquanto prefeito de Cosmópolis?

JP: Acho que o maior desafio de um administrador público é lidar com o problema econômico fundamental que é a escassez de recursos e demandas coletivas infinitas. Para isso é preciso tolerância para saber priorizar as reais necessidades do município, sempre com o objetivo de atender o maior número de pessoas possível.

Portal Cosmopolense: Quais as expectativas para 2020 e quais são os principais projetos a serem realizados neste novo ano?

JP: Pretendemos finalizar o trabalho de equacionar as dívidas do município para que possamos, finalmente, investir no desenvolvimento e estímulo do comércio e indústria da nossa cidade. Já temos uma área industrial e a expectativa de que novas indústrias possam ser instaladas em Cosmópolis.

Portal Cosmopolense: O desemprego é um tema que ronda Cosmópolis e gera insatisfação dos moradores. O que o senhor pretende fazer a respeito?

JP: O desemprego é reflexo da economia brasileira que andou mal e só agora ensaia uma recuperação timida. A nossa cidade conseguiu atravessar este momento ruim. Saímos de um desemprego que chegou a 18% em 2018 e no final do mesmo ano baixou para 11%. Paralelamente, três novas empresas ampliaram suas instalações, a Stoller e a ABL são dois desses exemplos.

Portal Cosmopolense: O senhor revelou durante uma entrevista no programa Portal ao Vivo que irá se candidatar a reeleição em Cosmópolis. Por que a população deveria votar em José Pivatto novamente?

JP : Como disse anteriormente, estamos devolvendo ao município a credibilidade maculada no governo anterior. Passamos grande parte do nosso mandato trabalhando para equacionar as dívidas feitas e não pagas, irresponsavelmente. E é bom que se diga, que dívidas contraídas são dívidas que devem ser pagas pelos cidadãos da nossa cidade, pelos leitores deste conceituado portal, enfim por todos nós. Temos muitos projetos em andamento que fará de Cosmópolis uma das melhores cidades da Região. E já mostramos os resultados. Prêmios na área de Educação e números positivos em índices de criminalidade indicam que estamos no caminho certo e podemos fazer muito mais.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.