28/08/2019

Entenda melhor as doenças reumáticas

O Centro Médico é referência na cidade de Artur Nogueira há 25 anos, atendendo em 23 especialidades

Informe Publicitário


Os pacientes que procuram atendimento nos consultórios de reumatologia trazem consigo o conceito de que a especialidade trata de uma única doença, chamada genericamente de “reumatismo”. É comum ouvirmos indagações como “eu tenho reumatismo”, ou mesmo, “meu reumatismo tá elevado”, entre outras expressões. Entretanto,
a gama de doenças reumáticas atinge centenas de doenças diferentes, desde processos inflamatórios simples até doenças graves e complexas, que podem levar a deformidades permanente ou mesmo até ao óbito, se não tratadas devidamente. Para uma melhor visão do espectro das doenças reumatológicas, estas são divididas em grupos de acordo com sua origem.

Assim, existem doenças reumáticas de origem degenerativa, sendo a mais comum a artrose ou osteoartrose, doenças de origem metabólica, que são representadas pelos exemplos clássicos da gota e da condrocalcinose, doenças de origem neoplásica como o caso da sinovite vilosa pigmentada, doenças de origem inflamatórios como as diversas artrites, o lúpus eritematoso sistêmico e muitas outras, doenças de origem infecciosas, causadas por germes patológicos como o exemplo da tuberculose e demais microrganismos, e por fim, destacam-se as doenças de partes moles como as tendinites, as bursites, a fibromialgia, e uma enorme miscelânea de condições clínicas que atormentam indivíduos na fase produtiva da vida.

Quanto aos sintomas, estes são os mais variados possíveis, desde a dor clássica de cada um dos grupos descrito acima, como outros relacionados com bloqueios e inflamações articulares, enrijecimento e outras lesões da pele, alterações psiquiátricas, oftalmológicas, neurológicas, cardiológicas, pneumológicas, nefrológicas, urológicas, além de anemias, febre, emagrecimento, fraqueza, indisposição, dor de cabeça, distúrbio do sono, bruxismo, crises de medo, “formigamento”, “sensação de anestesia”, etc.

Um capítulo que requer atenção especial é o das doenças da coluna vertebral. É de desconhecimento geral que a especialidade responsável pelo tratamento da doenças clínicas da coluna vertebral é a reumatologia, sendo diversas as patologias classificadas nestas condições, como a espondiloartrose (popularmente conhecida como “pico de papagaio”), as ciáticas, a síndrome facetária, a síndrome do piriforme, as hérnias de disco não cirúrgicas, a espondilite anquilosante, entre outras. Estas patologias requerem o conhecimento e orientação específica de profissionais da reumatologia.

Também, o elevado número de pessoas com sintomas difusos decorrentes de doenças de partes moles é de grande importância na difusão do conhecimento sobre as doenças reumáticas. Desta forma, tratar esses individuais constitui uma melhora significativa na qualidade de vida, observando-se desde melhora da dor, como do sono, da disposição, do cansaço, da dor de cabeça, dos distúrbios da libido, da ansiedade, da fadiga, e do relacionamento interpessoal.
Em relação ao tratamento, a reumatologia absorve um número enorme de medidas que vão desde analgésicos, anti-inflamatórios, drogas imunossupressoras, agentes biológicos, tricíclicos, e que são associados com medidas de apoio e reabilitação como fisioterapia, psicoterapia, terapia ocupacional, atividade física, acupuntura, artrocenteses, manipulações etc.

A especialidade de reumatologia é eminentemente clínica, o que quer dizer que a grande maioria das doenças são diagnosticadas com base nos sintomas dos pacientes e na observação dos sinais vistos pelo especialista. Para muitas doenças reumáticas existem critérios para o diagnóstico, que são avaliados e preenchidos para a conclusão de cada caso. Entretanto, algumas situações podem depender de exames complementares para sua solução. Desta maneira, a reumatologia utiliza de forma complementar exames de laboratório clínico (exames gerais de atividade inflamatória, enzimas, fatores antinucleares, anticorpos, e outros), como ainda exames de imagem (raios-x, ultrassom, tomografia, ressonância magnética, etc.), e também, exames gráficos (eletroneuromiografia, densitometria óssea, como exemplos).

Como visto, a reumatologia é responsável por centenas de doenças diferentes que agridem as articulações e envolvem diversos órgãos e sistemas, por isso mesmo, utiliza um grande arsenal terapêutico específico responsável pelo reestabelecimento do equilíbrio humano, da melhora da dor, e do alívio do sofrimento. A maior dificuldade encontrada é a demora em procurar um especialista, sendo comum a procura pela especialidade após percorrer diversas outras especialidades para então consultar o reumatologista. Parte dessa atitude deve-se ao desconhecimento da especialidade, o que pode ser minimizado com a difusão de textos educacionais.
________________________________________________________________________________

Dr. Godofrêdo Chaves Sampaio CRM 50.031 é especialista em reumatologia / clínica médica, ex-professor universitário, ex-preceptor e coordenador de residência médica.

Se interessou pelo tratamento? Agende sua consulta no Centro Médico de Artur Nogueira.

Centro Médico

Centro Médico é referência na cidade de Artur Nogueira há 25 anos, atendendo em 23 especialidades, com diversos tipos de terapias personalizadas e um ambiente feito especialmente para a recuperação do paciente.

Centro Médico está localizado na  Rua Araras, 439, Jardim Blumenau – Artur Nogueira/SP.  Telefones: (19) 3827-4046 e (19) 3827-3412 ou (19) 99859-6566.

O Clínica possui uma unidade em Cosmópolis, localizada na Rua Max Hergert, 950 – Jardim Bela Vista III, Cosmópolis/SP. Telefones: (19) 3812-1862/ 3812-2919 ou whatsapp (19) 9989-5500.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.