08/03/2019

Importância de fazer o alinhamento e balanceamento do seu veículo

A Multi Car Rodas Auto Center realiza todos os tipos de manutenção automotiva linha leve

Informe Publicitário

É normal o mecânico realizar o alinhamento e balanceamento nos pneus quando levamos o carro para a revisão periódica. Mas será que as pessoas sabem a importância de cada um deles? Ainda é comum no mercado a dúvida relativa à melhor forma de realizar estes serviços fundamentais para aumentar a vida útil de um pneu e dos componentes da suspensão.

Alinhamento e balanceamento são dois dos principais serviços de manutenção preventiva que os motoristas devem realizar em seus veículos. Fazendo esses procedimentos no tempo correto, ganha-se mais eficiência de rolamento, desgaste uniforme dos pneus, melhor estabilidade e, consequentemente, mais segurança, proporcionando maior conforto nas viagens. 

O que é o alinhamento?

alinhamento é um serviço bastante procurado quando o motorista tem dificuldades em manter o carro em linha reta. Não ter um carro alinhado pode causar acidentes, pois torna-se menos estável. Além disso, os pneus podem se gastar de maneira excessiva e irregular.

Para alinhar o carro corretamente, o mecânico vai medindo e ajustando os ângulos em relação às linhas de centro e ao piso. Seu carro pode perder o alinhamento devido a irregularidades na pista, choques com buracos ou contra a calçada.

Qual é a hora certa de fazer o alinhamento?

Sempre faça o alinhamento nas revisões periódicas. Também é importante realizar o procedimento sempre que o carro sofrer um impacto muito forte. Se você trocar algum elemento da direção ou suspensão, ou mesmo um pneu. E, lógico, se você perceber seu carro puxando para algum dos lados, vá direto para a oficina!


Do que se trata o balanceamento?

Você sabia que as quatro rodas dos carros giram com forças e velocidades diferentes? Pois é! E assim fica difícil achar um ponto de equilíbrio, por isso o seu carro pode trepidar, gerando um incômodo para o motorista, além de desgastar bastante os pneus. Um carro desbalanceado possui distúrbios na direção e tem a sua capacidade de frenagem diminuída, uma receita para acidente.

Existem dois tipos de balanceamento: o estático e o dinâmico. Obviamente o dinâmico tem que ser feito com o conjunto de rodas em movimento. Quando se atinge o equilíbrio dinâmico, o estático já foi atingido, então basta fazer o balanceamento dinâmico.

O processo de balanceamento obedece à seguinte ordem:

  • As rodas do carro são retiradas.
  • Um aparelho identifica o ponto de desequilíbrio.
  • Um contrapeso é instalado.

Assim, o carro acaba de ganhar mais conforto e segurança, pois os movimentos da suspensão são suavizados.

Quando devo fazer o processo de balanceamento?

Não se faz balanceamento sem primeiro fazer o alinhamento, isso é importante ressaltar. O ideal seria fazer o balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas, se o condutor realizou a troca de pneu/roda ou sentiu trepidações incomuns, é importante levar o carro para a oficina.

Vale lembrar que o pneu é um bem durável e sua vida útil depende dos cuidados que se tem com o carro todo. Fazer o alinhamento e balanceamento do carro ajuda seu bolso, pois aumenta a vida útil dos pneus e garante segurança.

Qual foi a última vez que você levou seu carro para revisão? Fez alinhamento e balanceamento?

A Multi Car Rodas Auto Center está há mais de 10 anos atuando de maneira profissional e se destaca pela qualidade dos trabalhos oferecidos, aliada a uma equipe de profissionais que está sempre se atualizando para oferecer os melhores serviços para você.

Fazer a manutenção para prevenir o que pode acontecer é um fator importante para quem tem carro. Ou seja, na manutenção preventiva um defeito que está começando ou pode vir a começar em pouco tempo, pode ser diagnosticado e reparado imediatamente, antes que o dano seja maior e consequentemente os gastos também. Programando a manutenção preventiva, além de evitar acidentes a economia é um fator considerável.

Multi Car Rodas

A Multi Car Rodas Auto Center  está localizada na rua Campinas, 1242, Bela Vista. Telefone: (19) 3872-3629 / 
(19) 99748-5500. O local funciona de segunda-feira a sexta-feira das 8h as 18h e aos sábados das 8h ao 12h. Curta a página no Facebook do estabelecimento e confira as novidades.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.