28/03/2021

Em um mês, número de ativos por coronavírus em Cosmópolis cresce 431%

Número é um comparativo entre o primeiro e último dia de atualização dentro de março; mesmo oscilando, aumento é visível em todas as semanas

Henrique Oliveira

Esta segunda onda de contaminados pela pandemia fez o sistema de saúde brasileiro entrar em colapso. São mais de 3 mil mortes por dia, de acordo com os dados divulgados por um consórcio de mídias que recebe informações das secretarias estaduais de saúde.
Neste último final de semana, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), decidiu por decretar um mega feriado na capital. Paulistanos e moradores das cidades ao lado começaram a sair de São Paulo em direção ao interior e ao litoral.

Por conta dos altos números de pessoas infectadas e com os altos índices de ocupação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o governo paulista decidiu por prorrogar até o dia 11 de abril a fase emergencial do Plano São Paulo, com mais restrições a circulações de pessoas e de comércios abertos.

Ônibus metropolitanos levam muitos passageiros entre cidades; usuários reclamam da falta de mais veículos

De acordo com um levantamento feito pelo Portal Cosmopolense, com base nos dados divulgados pela Prefeitura de Cosmópolis, o número de pessoas infectadas pelo vírus, que estão cumprindo isolamento domiciliar, cresceu 431%  durante o mês de março. De acordo com estes dados, os números mesmo que oscilam, cresceu durante o mês: no primeiro dia do mês a cidade registrava 102 casos, na última atualização chegou a 548 pessoas indicadas como ativos, que teriam que cumprir isolamento domiciliar.

No primeiro dia do mês de março, que se finda na próxima quarta-feira (31), Cosmópolis apresentava um número alto de infectados com o vírus ativos. 102 pessoas, de acordo com os dados, estavam com o vírus ativo.


Porém, no segundo dia do mês, o número caiu para 76 pessoas. Mas só foi este respiro durante todo o mês. Embora a Prefeitura de Cosmópolis não atualize os dados dos boletins durante os finais de semana, e volte a publicar no final da tarde de segunda-feira, mesmo que seja acumulado, os números aumentam.

Certo que os números são bem instáveis, durante o mês de março Cosmópolis chegou a registrar menos de 70 casos em um único dia; este caso foi um dos únicos dias que aliviou um pouco o sistema municipal de saúde.

No dia 12 de março de 2021, Cosmópolis superou duzentos casos de munícipes com o vírus ativo. Com 205 casos, foram dez casos a mais em comparação com o dia anterior, que registrou 195.
Mas o número mais assustador chegou no início desta segunda quinzena: De 169 casos no dia 15 de março , Cosmópolis teve um aumento de 102 novos casos de ativos em 24 horas, chegando no dia 16 de março, a 271 casos.


No dia posterior, Cosmópolis ultrapassou a casa de três centenas. No dia 17 de março, a cidade que permeava entre 70 casos de pessoas em isolamento domiciliar, atinge os 302 casos, no dia 18 de março 350 casos e estes números não tiveram redução até este início de final de semana.

A casa dos 400 casos de pessoas com o vírus ativos foi atingida no dia 22 de março de 2021. A segunda onda de contaminação no Brasil vem com força e na cidade de Cosmópolis não é diferente e neste dia 438 pessoas foram registradas. Tendo uma redução tímida no dia 23 para 422.

Mas o pico deste mês deu-se nesta sexta-feira (26). Mais de 500 pessoas estão sendo consideradas como ativas no Boletim de Monitoramento da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus: 548 pessoas estão sob isolamento domiciliar na cidade.

Leitos

Neste mesmo dia, todos os leitos da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis estavam ocupados. E o número de óbitos estava em 67 e os que ainda carecem de investigação para a apontar as causas, mas que suspeita-se que seja coronavírus, chega a nove.


Barreiras

Barreiras sanitárias foram montadas nas principais entradas das cidades da Região Metropolitana de Campinas. Estas barreiras tem o objetivo de tentar frear o número de pessoas oriundas de outras cidades no interior de São Paulo. Porém, não é permitido que se proíba alguém de acessar uma outra cidade.

O Prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino (PP), disse em sua live, neste domingo (28), que as novas medidas anunciadas poderão diminuir o número de casos. Para o prefeito, as barreiras sanitárias, medidas restritivas após às 20 horas e a conscientização da população em não se aglomerar, ajudam neste momento.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.