02/08/2024

Duas escolas estaduais de Cosmópolis podem se tornar modelo cívico-militar

GEPAN e Ivete Sala de Queiroz manifestaram interesse em aderir ao sistema junto a Secretaria Estadual

Cláudio Postay / PMC-ES

Paula Moraes

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou um edital de convocação para consulta pública visando a implantação do modelo de escolas cívico militares a partir de 2025 na rede pública estadual. Duas escolas de Cosmópolis, Ivete Sala de Queiroz – Laranjeiras e Doutor Paulo de Almeida Nogueira – GEPAN, manifestaram interesse em aderir ao modelo.

Participação da Comunidade Escolar

Podem participar da consulta pública:

  • Mães, pais ou responsáveis pelos alunos menores de 16 anos;
  • Estudantes a partir de 16 anos (ou seus familiares, em caso de abstenção);
  • Professores e outros profissionais da equipe escolar.

Critérios de Desempate

Caso mais de 45 comunidades escolares manifestem interesse, serão adotados critérios de desempate, tais como:

  • Distância de até dois quilômetros de outra unidade que não optou pelo programa;
  • Número de votos válidos a favor da implantação (mínimo de 50% + 1 dos votantes);
  • Escolas que ofertam tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio.

Processo de Consulta

As unidades de ensino deverão organizar reuniões com pais ou responsáveis até o dia 31 de julho para discutir o novo modelo. A opinião das comunidades escolares deve ser registrada entre os dias 1º e 15 de agosto, por meio da Secretaria Escolar Digital (SED). Se a quantidade de votos válidos não for atingida, outras duas rodadas de consulta estão previstas para 20 a 22 de agosto e 27 a 29 de agosto.

Expectativa e Implementação

A Seduc-SP espera iniciar o projeto em 2025 com 45 unidades educacionais, permitindo um acompanhamento detalhado da implantação do modelo. As escolas cívico-militares seguirão o Currículo Paulista, e a Seduc-SP será responsável pela seleção dos monitores e formação dos professores. A Secretaria da Segurança Pública apoiará no processo seletivo e nas atividades extracurriculares, além de colaborar na segurança escolar.

Orçamento e Investimento

O investimento nas escolas cívico-militares será equivalente ao das unidades regulares. O gasto com a contratação dos monitores, considerando a expectativa final de 100 escolas cívico-militares, será de R$ 7,2 milhões.

Manifestação das Escolas de Cosmópolis

As escolas Ivete Sala de Queiroz – Laranjeiras e Doutor Paulo de Almeida Nogueira – GEPAN estão entre as interessadas em aderir ao novo modelo. A comunidade escolar dessas unidades deve participar das consultas públicas para definir a implementação das escolas cívico-militares em Cosmópolis.


Para mais informações, os interessados podem acessar o site da Seduc-SP ou procurar a secretaria das respectivas escolas para esclarecer dúvidas e participar das reuniões informativas.


Contato: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Seduc-SP Telefone: (11) 1234-5678 E-mail: [email protected]


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.