26/06/2022

Drogaria de Cosmópolis recebe medicamentos vencidos e em desuso

Jogar medicamentos no lixo podem ocasionar sérios danos ao Meio Ambiente


Da redação

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e a Droga Raia possibilitou a implantação de um posto de recolhimento de medicamentos vencidos na cidade de Cosmópolis. A ação teve início nesta sexta-feira (24).

De acordo com o Secretário Municipal, Carlinhos Bandola, a ação – chamada de logística reversa – englobará medicamentos vencidos ou em desuso. Mesmo que a ação já aconteça desde 2011, pela rede de drogarias, agora foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria e a Droga Raia.

A gerente da drogaria disse, em um vídeo, que desde 2011 já se faz este trabalho, e que a rede já destina de forma correta este medicamento vencido.
“Convido a população de Cosmópolis para trazer seu medicamento que nós damos o destino correto para ele”, diz a gerente da Droga Raia da avenida Ester.

Descarte irregular

De acordo com o site ecoresponse, 1 quilo de medicamento descartado de forma irregular no lixo pode contaminar 450 mil litros de água no lençol freático ou em rios e lagos.
Ainda de acordo com o site, ao redor do mundo há rios com taxas volumosas de antibióticos em suas águas e excedem a margem de segurança em 300 vezes.
No Brasil, mais de 14 mil toneladas de medicamentos perdem a validade por ano. E o descarte da maioria destes medicamentos é feito no lixo, no esgoto e até mesmo no solo.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.