23/08/2023

Diretora pinta faixa amarela na rua para combater caos no trânsito escolar em Cosmópolis

Caso aconteceu na EMEB Dr. Moacir do Amaral. Educadora realizou o serviço em ato desesperado, mas foi autuada por infringir Código de Trânsito

Da redação

A falta de segurança durante a entrada e saída de alunos da EMEB Dr. Moacir do Amaral, em Cosmópolis, tem gerado um sentimento de insatisfação aos pais, responsáveis e colaboradores. Isso ocorre devido ao fato de que tanto os estudantes quanto os funcionários municipais da instituição educacional têm enfrentado dificuldades diárias devido ao congestionamento de tráfego nas proximidades do local. Especificamente, a sinalização regular e especificada dos horários que proíba o estacionamento de veículos nas áreas designadas para parada de ônibus e outros meios de transporte escolar tem sido uma fonte significativa de problemas.

A escola está situada na rua Antônio Carlos Nogueira, no Centro do município, com entrada e saída de alunos pela Rua Dr. Campos Sales. Pelo local há apenas um único sinal indicando a proibição de estacionamento na área frontal do prédio. Entretanto, os horários mencionados não coincidiam com as horas de entrada e saída dos alunos da instituição, que atende crianças de 3 a 12 anos.

Dado que a EMEB Dr. Moacir do Amaral é um estabelecimento voltado para complementação educacional, seus horários de funcionamento são opostos aos da escola regular. Assim, pela manhã, as crianças saem do local em direção a outra escola, enquanto à tarde retornam para suas casas.

Devido à grande quantidade de veículos estacionados nas áreas designadas para os transportes escolares, os veículos que levam os alunos para seus destinos precisam parar no meio da via para embarque das crianças. Isso é respeitado por carros, porém, não por motocicletas, conforme relatado pela diretora da escola, Janete Aparecida Bueno.

Preocupados com a segurança dos alunos, os funcionários da instituição se mantêm presentes durante os horários de entrada e saída dos estudantes. Sua função é proteger, auxiliar e orientar possíveis motoristas que desrespeitem as precauções necessárias “fazemos uma barreira, um escudo humano, com intuito de impedir acidentes com nossos alunos”.

Janete relata que as solicitações feitas pelos funcionários da escola para que os motoristas considerassem a situação dos alunos, especialmente pedindo aos trabalhadores das proximidades que evitassem estacionar em frente ao prédio, resultaram em discussões e até em insultos dirigidos aos colaboradores da instituição.

Ainda de acordo com a diretora, uma solicitação para aprimorar a sinalização no local foi encaminhada à Secretaria de Segurança e Trânsito há vários meses. No entanto, essa solicitação não recebeu atenção. Diante disso, em um gesto que ela caracterizou como desesperado, a educadora decidiu pintar uma faixa amarela na frente da escola, indicando áreas onde o estacionamento e/ou parada são proibidos. A diretora utilizou recursos pessoais para a pintura.

Uma vez que anteriormente havia uma faixa branca no local, a ação de Janete resultou em uma notificação por violação das regras de trânsito, juntamente com a exigência de que ela adquirisse tinta preta para apagar a intervenção realizada.

A situação gerou insatisfação entre os pais e responsáveis dos estudantes, e o tema foi apresentado na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cosmópolis, ocorrida na tarde de segunda-feira (21). Vários vereadores demonstraram seu respaldo à causa de Janete e se comprometeram a supervisionar quaisquer questões relacionadas à segurança dos alunos.

Entramos em contato com a Secretaria de Segurança e Trânsito para obter um posicionamento em relação ao incidente. Fomos informados de que a servidora municipal será responsabilizada pelo ato, uma vez que o Código de Trânsito Brasileiro não autoriza tal ação. A nota completa pode ser conferida abaixo:

“A funcionária pública responsável pela infração será responsabilizada pelo ato cometido.

O Código de Trânsito Brasileiro não permite que qualquer cidadão tome tal atitude e por outro lado não houve acidentes no local, apenas discussões por infrações de trânsito.

Já foi substituída a placa de sinalização que proibia o veículo estacionar somente nos horários de entrada e saída dos alunos, a partir de agora fica regulamentado somente para veículos escolares outros veículos como de pais de alunos serão autuados por infrações de trânsito caso estacione para pegar os filhos”.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolense sem prévia autorização por escrito do Portal Cosmopolense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.