31/01/2020

Dia do Engenheiro Ambiental: empresária fala sobre os desafios da profissão

Engenheira ambiental Heline Laura tem se destacado na região metropolitana de Campinas graças as atividades desenvolvidas por meio da empresa da qual é proprietária, a Lita Soluções Ambientais

Informe publicitário

Hoje, 31 de janeiro, é celebrado o Dia do Engenheiro Ambiental no Brasil. A data foi escolhida graças a formatura da primeira turma deste curso no país, ocorrida em 1997 na Universidade Federal do Tocantins. 23 anos mais tarde, a carreira conta com mais de 15 mil profissionais registrados no Brasil. Mas você sabe o que de fato faz um engenheiro ambiental? Qual a importância deste profissional na sociedade? Para responder estas e outras perguntas conversamos com a engenheira ambiental Heline Laura, que tem se destacado na região metropolitana de Campinas graças as atividades desenvolvidas por meio da empresa da qual é proprietária, a Lita Soluções Ambientais.

Heline Laura – Engenheira Ambiental

A engenheira ambiental Heline tem 28 anos, nasceu em Poços de Caldas (MG) mas em 2003 mudou-se com a família para Cosmópolis (SP). Foi na ‘Cidade Universo’ que a jovem cresceu e criou raízes. Atualmente é especialista em Gerenciamento de Áreas Contaminadas (Unesp, 2019), mestra em Saneamento (Unicamp, 2018) e proprietária da Lita Soluções Ambientais, uma empresa que presta assessoria na área de engenharia ambiental de forma dinâmica e eficiente.

Repórter: Quando foi que você descobriu o amor pela Engenharia Ambiental?

“Sempre fui preocupada, pessoalmente, com ecologia e sustentabilidade, além de amar as ciências naturais. Quando estava no ensino médio fiz um curso Técnico em Meio Ambiente, só para experimentar, e foi ali que decidi: “essa vai ser a área que quero seguir”. Quando se pensa em preservação ambiental e na complexidade de trabalhar com as pessoas para entender como elas reagem a esta questão — que faz parte da vida de todo mundo, mas que ao mesmo tempo é bastante esquecida — percebi o quanto era importante trabalhar localmente e me apaixonei ainda mais pela profissão. “

Repórter: Mas afinal, o que de fato faz um engenheiro ambiental?

“Temos como função resolver problemas ambientais, pensando em preservação ao mesmo tempo que possibilitamos o desenvolvimento econômico. Para tal, existe toda uma base que traz conceitos de engenharia, física e outras ciências mais especificas da área. Na prática, por exemplo, analisamos o impacto ambiental de um empreendimento e pensamos em maneiras de desenvolver o projeto de forma mais sustentável.”

Repórter: Podemos dizer que o engenheiro ambiental tem o reconhecimento que deveria na sociedade?

“Vejo que ainda não temos o reconhecimento profissional necessário em comparação com a importância do papel que desenvolvemos. Muita gente acha que nosso trabalho é superficial por causa da falta de conhecimento. O engenheiro ambiental é um profissional que tem uma visão ampla e sistêmica de todo o ecossistema e por isso seria importante que estivesse ainda mais envolvido dentro das empresas e nos governos, para pensar em planejamentos e projetos adequados, com objetivo de evitar a remediação. As vezes só se lembram da gente quando os desastres ambientais são iminentes, quando o ideal é trabalhar com a prevenção.”

Repórter: Como surgiu a Lita Soluções Ambientais e quais são os planos para os próximos anos?

“A Lita surgiu na faculdade como uma empresa júnior de consultoria.  Começamos a trabalhar com diversos projetos e saindo da faculdade resolvi continuar.  Hoje atendemos clientes de quase todos os segmentos na Região Metropolitana de Campinas e no litoral paulista, mas nosso plano é expandir o atendimento para outros estados, aumentando nossa equipe e os clientes assessorados.”

Repórter: Neste dia do Engenheiro Ambiental, gostaria de estender alguma mensagem para seus colegas de profissão?

“Quero parabenizar todos os engenheiros Ambientais pelo excelente trabalho que realizam, fazendo de sua profissão um meio de preservar a qualidade de vida da atual e futuras gerações. Aos colegas que, apesar da desvalorização da profissão, continuam lutando, trabalhando e fazendo a diferença na sociedade. Agradeço também à toda comunidade acadêmica e aos esforços feitos para tornar nossa sociedade cada vez mais sustentável, qualificada e preocupada com o meio ambiente”

Sobre a Lita Soluções Ambientais 

A empresa presta assessoria e ajuda os clientes a solucionar uma série de questões ambientais de forma dinâmica e eficiente. Com profissionais altamente qualificados, certificados e experientes no mercado, oferece inúmeros serviços para empresas e pessoas físicas:

  • Licenciamento ambiental;
  • Autorização para supressão de vegetação nativa;
  • Outorga de recursos hídricos;
  • Intervenção em área de preservação permanente (APP);
  • Projetos de reflorestamento;
  • Laudos ambientais;
  • Projetos de saneamento;
  • Gerenciamento de áreas contaminadas;
  • Acompanhamento técnico de autuações ambientais.

Não perca tempo e procure os serviços qualificados da LITA Soluções Ambientais! A sede em Campinas está localizada na Rua Antônio Lapa, 280, 6º andar, bairro Cambuí. Já em Cosmópolis a empresa está localizada na Rua São Paulo, 191, bairro Jd. de Fáveri. Para ficar por dentro das novidades, acesse o siteInstagram e o Facebook da LITA. Se preferir entre em contato pelo telefone: (19) 4062-9391.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.