23/03/2019

Defesa Civil recebe “mapa” que indica áreas com riscos de desastre em Cosmópolis

Carta funciona como um “mapa” que indica áreas com riscos de desastres, como deslizamentos, inundações e enchentes

Letícia Leme

A Defesa Civil de Cosmópolis recebeu na última semana, a carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações. Esta funciona como um “mapa” que indica áreas com riscos de desastres, como deslizamentos, inundações e enchentes. O comandante da Guarda Civil Municipal de Cosmópolis, Reginaldo Risonho, explicou que o documento prevê riscos em loteamentos.

“Essa carta é uma ferramenta a ser utilizada na gestão de planejamento do crescimento urbano da cidade, pois nesta carta que na realidade é um mapa do município, tem demarcado as áreas suscetível a alagamentos, inundações ou deslizamentos de massa ou detritos. Isso seria utilizado para aprovação ou não de novos loteamentos. Para a Defesa Civil, ela dá os locais onde temos problemas já com ocupações e onde pode dar”, explicou o comandante.

Na ocasião da entrega, os agentes receberam um curso, promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),  a fim de que o documento possa ser usado de forma eficaz para o planejamento e monitoramento dos locais vulneráveis a desastres.

A carta atende ao Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a desastres naturais, lançado em agosto de 2012 pelo Governo Federal, e às diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, estabelecida pela Lei Federal N°12.608/2012, que altera o Estatuto das cidades e torna obrigatório o mapeamento como ferramenta de planejamento urbano, infraestrutura, gestão de recursos hídricos e uso e ocupação do solo.

Além de Cosmópolis, outras dez cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) receberam o documento. Sendo elas Campinas (SP), Cosmópolis (SP), Engenheiro Coelho (SP), Holambra (SP), Hortolândia (SP), Jaguariúna (SP), Nova Odessa (SP), Paulínia (SP), Pedreira (SP) e Santo Antônio de Posse (SP). O município cosmopolense está entre as 435 cidades brasileiras, de um total de 1570 , que possuem o documento.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.