05/01/2019

Defesa Civil coloca Cosmópolis em estado de atenção

Município acumula volume de chuva de 139,4 mm nas últimas 72 horas

Henrique Oliveira

Por conta das chuvas que caem na região nos últimos dois dias, a Defesa Civil emitiu uma nota apontando que Cosmópolis e mais 13 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) estão em estado de atenção. O Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec) fez um levantamento apontando as cidades que estão em estado de atenção devido ao grande volume de chuvas que caíram nas últimas 72 horas.

Foto: Ruy Pedroso

O levantamento foi feito pelo órgão e divulgado na manhã deste sábado (05). Segundo o órgão, Cosmópolis acumula um volume de chuva de 139,4 mm nas últimas 72 horas. Além de Cosmópolis, Artur Nogueira e Holambra também estão entre as cidades apontadas pelo levantamento, por apresentarem volume superior à 80 milímetros no prazo de 72 horas.

Segundo o Centro de Gerenciamento Emergências Climáticas (CGE/SP), o Estado de Atenção acontece quando as chuvas geram potencial para alagamentos. Esta recomendação é dada pela Defesa Civil de casa município ou do Estado.

Outras cidades em estado de atenção
Outras cidades que compõem a RMC também estão em estado de alerta. São elas: Campinas, Monte Mor, Hortolândia, Sumaré, Paulínia, Capivari, Ipeúna, Santa Barbara D´Oeste, Vinhedo, Valinhos, Morungaba, Indaiatuba, Lindóia e Limeira.

Ações recomendadas

  • Evite enfrentar o mau tempo.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Medição no volume de chuva

A unidade usada para de medir o volume de chuva é milímetros (mm). Quando se diz que choveu 20 mm em um determinado dia, significa dizer que, se houvesse um recipiente com um metro quadrado captando água da chuva, iria se acumular 20mm de água dentro do mesmo, ou, 20 litros por metro quadrado.

O instrumento que mede a chuva se chama pluviômetro e existem vários deles espalhados pelo país. Os pluviômetros ficam dentro de diversas estações meteorológicas oficiais e vão fornecer os dados do Brasil todo, como uma rede de informações. Esses dados é que vão permitir as comparações da quantidade de chuva por dia, por mês, por ano.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.