28/05/2020

Decreto sobre abertura gradual será divulgado até o próximo sábado, diz Prefeitura

Abertura necessita de um decreto do prefeito com especificações

Da redação

Na última quarta-feira (27), o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que flexibilizará o isolamento social com a abertura do comércio em algumas regiões do Estado, inclusive a região de Campinas.
A cidade de Cosmópolis poderá também ter seus comércios liberados para abertura – mas conforme a fala do governador em sua entrevista coletiva diária no Palácio dos Bandeirantes, na capital – com várias restrições para a população.

O Portal Cosmopolense entrou em contato com a Prefeitura de Cosmópolis para saber como procederá a abertura gradual do comércio na cidade. De acordo com as respostas, a Comissão de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus e o prefeito de Cosmópolis divulgará um decreto com as recomendações e quais os comércios, dos determinados pelo governo de São Paulo, poderão ser abertos.

“A Prefeitura Municipal irá editar um decreto estabelecendo as novas regras conforme enquadramento determinado pelo Governo do Estado (Fase 2). Acrescentando as exigências sanitárias pertinentes para abertura gradual e segura na cidade”, diz a Prefeitura.

Ainda de acordo com a prefeitura, este decreto será divulgado até o próximo sábado (30), pois a determinação do governador é de que seja colocado em prática na próxima segunda-feira, 1º de junho.

Perguntada sobre a opinião do prefeito sobre a decisão do governador João Doria, Pivatto responde por meio de sua assessoria de Comunicação, que se diz preocupado com a saúde dos munícipes por conta do aumento dos casos de coronavírus em Cosmópolis.

“A preocupação do prefeito neste momento é com a saúde da população de Cosmópolis e evitar a sobrecarga no sistema de saúde público e privado, principalmente, no atendimento aos pacientes que possam necessitar de internação e UTI´s”, responde.

A flexibilização pelo Governo Estadual

Dividido por regiões, o governador João Doria realizou uma coletiva de imprensa e divulgou o ‘Plano São Paulo’ que flexibilizará a quarentena em algumas regiões do Estado de São Paulo. A Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi uma das escolhidas pelo governador para ter a quarentena flexibilizada.

De acordo com Doria, e representantes da comissão de prevenção estadual, algumas regiões manterão a quarentena da forma que foi determinada em 24 de abril. Bares, restaurantes e lanchonetes, neste primeiro momento, não poderão abrir para receber clientes; somente poderá atender por meio de delivery e no sistema drive-thru.

Empresas do ramo imobiliário, escritórios e comércios, conforme a decisão do governador poderão abrir. Ainda está indefinido a volta às aulas de escolas públicas e particulares. Universidades, faculdades e outras instituições de ensino ainda estarão com as aulas suspensas até segunda ordem.
……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.