10/06/2021

Cristiane Paes pede informações sobre Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus de Cosmópolis

Prefeitura considera que Cosmópolis tem os menores índices proporcionais de contaminação e que responderá as demandas da vereadora


Henrique Oliveira

A vereadora Cristiane Paes (PT) cobrou da atual administração uma posição sobre o retorno da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus de Cosmópolis. A cobrança foi feita durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cosmópolis desta segunda-feira (07). Ela relata que a comissão é inexistente e pede que se coloque um vereador para acompanhar e assim levar informações das medidas que são tomadas para o enfrentamento à pandemia na cidade.

A gente tinha uma comissão de enfrentamento muito atuante, que se reunia semanalmente com o Secretário de Saúde, com o Secretário de Segurança Pública, com várias pessoas da administração pública, do Hospital, para este enfrentamento do Covid. E a gente espera que isso seja retomado, solicita a vereadora Cristiane Paes.


Cristiane Paes em sua fala (foto anterior a pandemia)

A vereadora disse, em entrevista ao Portal Cosmopolense, que questionou a Prefeitura de Cosmópolis sobre as atas das reuniões da Comissão mas não teve acesso. Para ela, o ex-Secretário de Saúde (à época frente a pasta) disse que as atas não estariam em poder da Secretaria. E que não sabia onde estava.

Neste ano, mesmo tendo o decreto do prefeito renovando a Comissão, a gente não tem quaisquer informações sobre os trabalhos. Eu já questionei, pedi as atas das reuniões, pois tenho interesse em acompanhar mais de perto, e nada. Aliás, o secretário de Saúde que pediu exoneração na semana passada respondeu uma vez que as atas das reuniões da Comissão não estavam na Secretaria e também não nos informou onde estavam. Isso me dá a impressão de que essas reuniões não acontecem e que se a Comissão realmente existe e discute estratégias de combate à Covid-19 em Cosmópolis, ela não é ampla como deveria ser, até porque a Câmara está excluída até das informações básicas para repassar à população, o que é inadmissível”, relata.

O vereador Fernandinho Torres (Pros) aproveitou a fala da vereadora para se dirigir ao Secretário de Comunicação da Prefeitura, Renato Simões, pedindo este auxílio ao membro do Executivo para levar a demanda à Secretaria de Saúde. Renato estava presente na sessão.


Outro Lado

A Prefeitura de Cosmópolis disse em nota que trabalha efetivamente no combate ao Coronavírus desde o início da nova administração.
De acordo com a nota, a Prefeitura assegura que as ações desenvolvidas na cidade “resultam hoje em um dos menores índices proporcionais de contaminação da Região Metropolitana de Campinas, considerando a população local e o número de casos diagnosticados”.

Por fim, diz que atenderá os questionamentos oficiais da vereadora Cristiane Paes. Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura Municipal de Cosmópolis vem atuando de maneira efetiva no combate ao Coronavírus. Diversas ações preventivas, de controle, ambulatoriais e clinicas foram adotadas pela Secretaria de Saúde com apoio das demais Secretarias Municipais, e resultam hoje em um dos menores índices proporcionais de contaminação da Região Metropolitana de Campinas, considerando a população local e o número de casos diagnosticados.

Entre os exercícios de 2020 e 2021 foram editadas diversas normas jurídicas que regulam as ações de combate e prevenção ao Coronavírus, e todas elas têm sido rigorosamente cumpridas pela atual gestão, sobretudo com relação a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus criada pelo Decreto Municipal nº 5.423/2020. Além disso todas as ações realizadas na cidade de Cosmópolis cumprem as orientações dos órgãos oficiais de saúde, como Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde, bem como dos órgãos de controle da administração pública, dentre eles Ministério Público do Estado de São Paulo, Ministério Público do Trabalho e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Maiores esclarecimentos serão oportunamente encaminhado pela Secretaria de Saúde à Câmara Municipal, em resposta ao questionamentos oficiais formulados pela Vereadora Cristiane Paes”, finaliza a nota.

O Decreto

Sobre a criação de uma comissão especial para tratar deste assunto, foi feito um Decreto (5.423/2020) pelo então prefeito José Pivatto (PTB) para a criação da mesma em 14 de março de 2020.
Define esta comissão com representantes da sociedade civil, de representantes do Poder Executivo, Legislativo, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Polícia Militar, da Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis e de entidades de classe.

Esta comissão visa promover ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus na cidade. Em seu artigo segundo, estabelece reuniões constantes para definir ações para o combate à doença.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.