12/11/2020

Crise hídrica: situação de represa em Cosmópolis ainda é preocupante

Imagens mostram aumento de bancos de areia em toda sua extensão


Da redação

Imagens registradas por munícipes e disponíveis nas redes sociais mostram o nível de água da represa do Rio Pirapitingui em Cosmópolis. Neste último final de semana, muitas pessoas foram até a represa em Cosmópolis para ver a situação, e para alguns destes cosmopolenses, a situação é preocupante.

No ponto central da represa, próximo a Estação de Tratamento de Água (ETA) do rio, duas grandes lagoas foram formadas. Entre elas não existe mais ligação com água, dividindo assim a represa em duas.

Em muitos trechos da represa é possível ver a terra, no que seria próximo das margens, totalmente rachadas. E também é possível visualizar muitas pequenas conchas em toda a sua extensão.

O fotógrafo Ruy Pedroso tem como hobby fotografar a represa do rio Pirapitingui. Em uma destas caminhadas com amigos e familiares, registrou uma fotografia da represa, em seu momento de cheia. E após esta estiagem, do mesmo local, fez outro registro.

Nesta semana, o Secretário Municipal de Saneamento Básico, Alexandre de Almeida, disse ao Portal Cosmopolense que a represa opera com 10% de sua capacidade. De acordo com o secretário, por hora a estação capta da represa 900 metros cúbicos de água, sendo que nesta estiagem, a média caiu para 500 metros cúbicos.

A sugestão do secretário é de que todos economizem água. Que não lavem carros, calçadas e a casa, assim evitando o desperdício de água.


……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.