04/11/2020

Crise hídrica: Prefeitura decreta ‘situação de emergência’ em Cosmópolis

DAE pede a órgão estadual para suspender outorgas de empresas e propriedades que captam água do Pirapitingui


Da redação

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Cosmópolis emitiu uma nota que alerta sobre a crise hídrica que a cidade passa por conta da estiagem. Nesta nota, a autarquia cosmopolense informa que a Prefeitura de Cosmópolis declarou ‘situação de emergência’ nesta quarta-feira (4).

De acordo com a nota, a Prefeitura considera que a situação é dramática e disse que as obras emergenciais que foram realizadas próximas à Estação de Tratamento de Água (ETA Pirapitingui) não surtiram os efeitos esperados.

A nota ainda informa que nos últimos sete dias, as bombas que fazem a captação de água da represa do rio Pirapitingui perderam a capacidade de retirada do manancial em 40%. No que a nota também classifica “a maior estiagem de toda a história da cidade”.


A fim de tentar aumentar o nível da represa, para possível captação de água, a Prefeitura de Cosmópolis solicitou ao Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) a suspensão de outorgas de propriedades (como rurais e indústrias) que captam água diretamente do rio Pirapitingui. Esta solicitação não se estende para propriedades que utilizem a água para consumo humano.

“Por conta do nível da represa que continua diminuindo a cada dia e a situação piorando, não temos outra alternativa a não ser economizar água”, diz trecho da nota.

O texto ressalta que para denunciar desperdício de água por parte de algum indivíduo, basta enviar uma mensagem vai WhastApp para o número (19) 99558-6767.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.