10/11/2020

Crise hídrica: Moradores sofrem com a falta de água em Cosmópolis

Há bairros que por mais de uma semana a água chega até a torneira, mas sem força para chegar até a caixa d’água


Henrique Oliveira

Muitos bairros do município cosmopolense sofrem com a falta de água neste período de estiagem. Moradores reféns dessa situação usam da criatividade para armazenar água, mesmo que pouco, para os seus afazeres domésticos.

Um destes bairros é a Cidade Alta. Com outros bairros ao lado, como Andorinhas, Jardim São Pedro e Jardim de Lourdes, é uma das regiões mais povoadas de Cosmópolis.

Além de ser bem populoso, o bairro recebe água do centro da cidade através de uma adutora que é bombeada no antigo Bosquinho. E no último sábado, além da constante falta d’água no bairro, um carro bateu em um poste que alimenta com energia elétrica as bombas que enviam água para a Cidade Alta.

Em uma outra região de Cosmópolis, os moradores da vila Cosmos também estão sofrendo com a falta de água na cidade. De acordo com alguns populares, há 6 dias a água é escassa no bairro. Muitos dizem que a água chega até a torneira, em algum momento do dia, mas que não possui força suficiente para subir até a caixa d’água das casas.

Na casa da ajudante geral, Eliete Silva conta que a forma que sua família encontrou para ter água dentro de casa foi armazenar, para isso, todo recipiente pode virar um local para guardar água que servirá para tomar banho, cozinhar e beber. “Minha torneira está sem água. Nem um pingo de água sequer”, lamenta.


Para tomar banho, Eliete e sua família o antigo método da “canequinha”. Para armazenar esta água, Eliete diz que abastece os seus tanques de lavar roupas e dali coloca em um balde. “Quando chega um ‘pinguinho’ a noite, eu encho o meu tanque para tomar banho”, alega.

No Parque dos Trabalhadores, que fica na região do bairro Laranjeiras, os moradores também estão sofrendo com a água, que até chega nas casas em determinados momentos do dia, mas que não há força para subir para a caixa d’água.

A dona de casa Kátia Silene Cunha Claro diz que há 3 dias não sabe o que é água nas torneiras. E isso fez com ela também recorresse aos baldes. Em sua casa vários estão espalhados. “É primeira vez que passo por isso”, relata a dona de casa.


Para tentar amenizar os efeitos da falta d’água, caminhões-pipa da Prefeitura e o caminhão da Defesa Civil de Cosmópolis estavam enchendo as caixas d’água de moradores do bairro. Kátia Silene e Celso de Jesus, seu vizinho, disseram que mudou seus hábitos e que economizar água é algo essencial.

O motorista Celso de Jesus adaptou uma mangueira no chuveiro de seu banheiro para tomar banho. A água que está armazenada em sua caixa d’água, Celso diz que vai economizar para emergências. “Nós não podemos ficar tomando banho, com a água da caixa, se não vai ficar sem água de tudo. Então quando chega um pouco de água, eu ligo a mangueira para se tomar um banho”, alega o motorista.

Sobre a situação da falta d’água, Celso diz que está preocupado com os próximos dias de estiagem.
“É muito triste. Preocupante demais. Eu nunca passei por uma situação destas. Vamos esperar em Deus, né? Que estas nuvens que vem aí, que traga água para nós”, finaliza.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.