Cosmopolitano faz parceria e será clube revelador de jogadores
Cosmopolitano disputará campeonatos estaduais e nacionais de base; Estádio Thelmo de Almeida receberá adequações para ser palco de partidas da Federação Paulista de Futebol
Da redação
O Cosmopolitano Futebol Clube firmou uma parceria com uma empresa que revela jogadores de futebol e cederá seu estádio para jogos profissionais de base. O contrato foi assinado pelos representantes da empresa e do clube cosmopolense em uma cerimônia na sede social da instituição nesta segunda-feira (22).
A cerimônia, que aconteceu na noite desta segunda-feira, contou com a presença de representantes do Conselho Administrativo do Clube, autoridades municipais, do representante da empresa, Edson Luiz de Souza, e do presidente do Cosmopolitano, Marco Aurélio Furlaneto.
De acordo com Edson, a empresa Contra Ataque/Field firmou uma parceria com o Cosmopolitano para uso do Estádio Thelmo de Almeida – que fica ao lado do Ginásio de Esportes – para jogos das equipes de base por 10 anos. Na cidade o projeto, que já trabalha com a gestão de jogadores na cidade de Amparo, terá Cosmópolis como sede. Hoje, mais de 200 crianças – divididas em várias categorias da base do futebol – participam deste projeto e treinam em um centro esportivo na cidade de Paulínia (SP).
Um Centro de Formação de Atletas (CFA) está sendo construído na região rural da cidade, mais precisamente próximo à rodovia SP-133 (que liga Cosmópolis à Anhanguera). Com a conclusão das obras, que segundo Edson tem previsão de acontecer em 2023, todo o trabalho de formação de atletas acontecerá em Cosmópolis.
O Cosmopolitano, além de ceder o Estádio Thelmo de Almeida, cederá o nome para disputar os campeonatos estaduais e nacionais na categoria de base. Os atletas, que participarem do projeto, serão federados dentro da Federação Paulista de Futebol (FPF) e disputarão as competições oficiais organizadas pela FPF e integrarão o rol de equipes como do Guarani, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta e Santos, por exemplo.
Hoje, a Contra Ataque/Field, tem parceria com o Amparo Athletic Clube (de Amparo/SP), porém, a partir de 2023, as equipes de base terão as cores e o nome do Cosmopolitano.
Edson diz que a base da Field teem jogadores a partir dos 9 anos de idade. E a empresa já manda seus jogos, mesmo com o nome de Amparo, dentro do estádio de Cosmópolis. E para participarem do projeto, não é necessário ser sócio do clube cosmopolense. As seleções de atletas acontecerão para toda a comunidade de Cosmópolis.
Para que sejam realizadas as partidas, como do Campeonato Paulista das categorias de base, algumas adequações devem ser feitas no Estádio Thelmo de Almeida. Edson diz que as mudanças no estádio são orientadas pela Federação Paulista de Futebol para que receba partidas oficiais.
“Vão haver várias melhorias [no estádio], este está em nosso contrato, na parceria, a gente está inserindo, várias necessidades da Federação, que eu já conheço que eles vão exigir, e melhorias no campo: grades, divisão de torcidas, aumento de arquibancadas, sanitários, cabine de imprensa… Vamos fazer um trabalho para ter todas as melhorias possíveis”, diz Edson.
O Centro de Treinamento, que fica na área rural de Cosmópolis, terá uma estrutura para alojamento de 40 atletas, em quartos individuais, um refeitório, cozinha industrial, academia, um campo oficial e profissional e mais 4 campos menores para trabalhos esporádicos.
Edson, que é nascido em Cosmópolis, questionado sobre a parceria com o Cosmopolitano, disse que é um sonho antigo em trazer este trabalho para a cidade. “É um sonho antigo, um sonho de minha esposa”. Ao procurar uma área para a construção de um Centro de Treinamento, Edson disse que sempre deu preferência para a cidade de Cosmópolis. “Dou preferência para Cosmópolis, sou filho da terra… aí apareceu esta oportunidade… E automaticamente, lá atrás, já estava pensando no Cosmopolitano. Porque não fazer uma parceria com o Cosmopolitano? Foi onde comecei uma conversa com o Válber [Kowalesky] a gente chegar nesta possibilidade de chegar neste momento de estarmos aqui hoje para assinar este contrato”.
Marco Aurélio Furlaneto, presidente do Cosmopolitano, comemorou a parceria. Para ele, isso resgata o início do centenário clube onde o futebol era uma realidade. “O Cosmopolitano tem futebol no nome. Para se ver a importância que é o futebol para o Cosmopolitano e para os associados. O futebol estava meio meio esquecido, sumido, vazou de nossas mãos. E o Edson vai nos proporcionar isso de volta. Trazer o Cosmopolitano em sua origem, lá onde foi criado, dos renegados que pagavam tudo do próprio bolso…”.
Marcão, como é conhecido, acredita que a parceria será boa para o clube e também para a cidade de Cosmópolis. “Vai ser bom para o clube, para a cidade, para a comunidade. Todos ganham neste contexto. E daqui vão sair bons jogadores, como sempre saiu, né?”, finalizou o presidente do clube.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.