08/12/2018

Cosmopolitano Futebol Clube e seus mais de 100 anos de história

Da redação 

O Cosmopolitano Futebol Clube foi fundado em 15 de novembro de 1915, bem antes de Cosmópolis ser emancipada, fato que ocorreu em 1944. Com seus mais de 100 anos de história, o clube nunca deixou de cumprir um importante papel social na cidade. Além disso, a instituição é recheada de grandes conquistas no campo esportivo, setor que sempre fez parte da essência dos líderes e associados.

O futebol não está no nome do clube por acaso. No final de 1919, o Cosmopolitano tornou-se o primeiro clube do município de Campinas a ter estádio próprio, já que naquele tempo Cosmópolis ainda era distrito. As equipes montadas pelo clube disputavam diversas competições do esporte que ainda era jovem no Brasil. O esporte serviu como ponto de partida para que outras modalidades nascessem e se fortificassem no clube.

Tendo disputado diversas competições de futebol ao longo das décadas, o clube manteve sua veia esportiva durante toda a sua história. Basquete, vôlei, tênis, natação e futsal são apenas algumas das modalidades presentes no Clube Cosmopolitano. Não é à toa que a instituição realiza todos os anos a Olimpíadas do Cosmopolitano, evento tradicional e que movimenta centenas de atletas e moradores de diversas cidades da região.

A medida que as décadas foram se passando, o Cosmopolitano foi se desenvolvendo e se tornando um clube convidativo. Os eventos sociais realizados em suas dependências marcaram a história de Cosmópolis. Seja no Carnaval, nos bailes, shows ou baladas, a população sempre teve no clube um espaço de recreação e muita diversão. Atualmente o clube realiza uma série de eventos anuais, sempre marcados pela alta qualidade de organização.

LIVRO

A rica história do clube despertou em duas pessoas o desejo de que um livro com a história do clube fosse lançado. Os moradores Antonio Rodolfo Rizzo e Valber Kavalesky fizeram uma apuração profunda para desenvolver a obra, lançada em 2015. O livro traz documentos, relatos, imagens e muita, muita história da instituição. Denominado “A História dos Cem Anos do Cosmopolitano F.C.”, o livro relata as atas de reuniões históricas, decisões das diretorias e atividades sociais e esportivas. A publicação conta com 250 páginas de pura história.

MASCOTE

O Papagaio da Vila existe desde 1965 e foi desenhado por José Gombrade. Cosmópolis era chamada de Vila pelas pessoas que moravam nas colônias da Usina Ester, daí o nome. Pensando em desenvolver um mascote para o Clube, a diretoria descobriu que ele já existia, então, Ivan Ossuna recriou e modernizou o mascote, que acompanha as divulgações do clube.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.