01/09/2019

Cosmópolis terá feira do produtor rural às sextas-feiras

A feira que acontecerá na praça da Bíblia, terá início a partir de 4 de outubro

Da redação

O prefeito de Cosmópolis José Pivatto (PT) anunciou que a partir do dia 4 de outubro acontecerá em Cosmópolis a ‘Feira do Produtor Rural’.

Em um vídeo na rede social, o prefeito Pivatto informou que os produtores que trabalharão na feira foram contemplados com um curso, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Cosmópolis por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural de Campinas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A entidade tem o objetivo de organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.

A Feira do Produtor Rural de Cosmópolis vai acontecer semanalmente, a partir de 04 de outubro, na Praça da Bíblia. Esta terá o apoio técnico e estrutural da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, do Senar e do Sindicato Rural de Campinas nas primeiras quatro edições. A partir daí, segundo explicou Marcia Rosane Marques, coordenadora do projeto, os produtores estariam capacitados para seguir adiante sozinhos.

“A capacitação é feita em 9 módulos. São 272 horas de curso realizado nas dependências da Escola Alemã e aproveito a oportunidade para agradecer a Associação pela cessão do espaço. Agradeço também o empenho do prefeito José Pivatto, sem o qual nada disso estaria acontecendo”, ressaltou Marcia.

Os assuntos abordados no curso, que termina em novembro e ministrado pelo Instrutor do Senar Diogo Shinohara, vai desde a apresentação adequada dos produtos, as boas práticas, a divulgação e o processo de compra e vendas até a construção dos “stands” personalizados feitos pelos próprios participantes do curso com material fornecido pelo Senar. Além deste material, a entidade também fornece o uniforme utilizado pelos novos feirantes.

“Desde o início me apaixonei pelo projeto que ensina o nosso produtor a explorar com eficiência aquilo que ele tem em sua propriedade. Com a Feira instituída a partir de agora, ganha o produtor rural que passa a fazer a venda direta e ganha o consumidor final, tanto na qualidade dos produtos quanto no preço. A escolha do local onde vai acontecer a Feira, a partir de outubro, não foi por acaso. A Praça da Bíblia é uma área movimentada e que vai garantir bastante visibilidade para a Feira do Produtor Rural de Cosmópolis”, revelou o chefe do executivo, José Pivatto.

O Senar atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

O Sindicato Rural de Campinas (SRC) tem atualmente como base territorial os municípios de Campinas (SP), Cosmópolis (SP), Paulínia (SP), Sumaré (SP) e Hortôlandia (SP) onde existem aproximadamente 1500 propriedades rurais produtivas.

“Nosso objetivo é ajudar os produtores rurais da nossa região a agregar valor nos seus produtos. O desafio é manter o produtor no campo e incentivá-los a produzir mais e com mais qualidade”, expôs Francisco Nogueira, presidente do SRC.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.