08/01/2019

“Cosmópolis tem tudo para dar certo”, diz novo presidente da Câmara

Élcio Amâncio (MDB) fala das principais dificuldades e desafios do município

Henrique Oliveira

A Câmara Municipal de Cosmópolis está com nova mesa diretora. Composta por quatro dos 12 vereadores, Élcio Amâncio (MDB) é novo presidente para o biênio 2019/2020. Eliane Lacerda de Fáveri (PV) assumiu como vice-presidente, Humberto Hiroshi (PT) primeiro-secretário e Zezinho da Farmácia (PV) como segundo-secretário.

O paranaense Élcio Amâncio reside em Cosmópolis há 40 anos e tem no currículo quatro mandatos como vereador na cidade. O farmacêutico e professor já foi candidato à vice-prefeito e a deputado federal pelo município cosmopolense em eleições anteriores.

O vereador assume a presidência do Legislativo Municipal em um ano em que a política nacional e estadual sofreram mudanças, elegendo Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República e João Doria, governador de São Paulo. Após assumir o cargo, Élcio recebeu a equipe do Portal Cosmopolense para uma entrevista no gabinete da Câmara de Cosmópolis.

Nesta conversa, ele diz que vê com bons olhos a mudança no Governo Federal, que trabalhará em conjunto com a Prefeitura e que o município precisa encontrar formas para aumentar a arrecadação. O novo presidente diz ainda que no mandato dele, trabalhará junto aos seus edis proporcionando o bem-estar social.

“Toda perspectiva que tenho para Cosmópolis é voltada para o bem-estar social de nossa população. E para atender, hoje, as necessidades de nossa população, trabalharei para mudar o destino das famílias de Cosmópolis. Para impedir que os moradores enveredem para um mundo que a gente desconhece. Se não for desta maneira, nem em política podemos falar”, salienta o emedebista.

Nestes dois anos de mandato como presidente, o parlamentar diz que trabalhará para a educação técnica e universitária. Para ele, uma das soluções será a disponibilidade de transporte gratuito para jovens estudarem em universidades da região. “Fica mais barato para a gente [Poder Público] comprar ônibus e levar estes estudantes para estudar lá fora. Isso estou falando à nível de Legislativo. O Executivo lá em cima é outra coisa. E para comprar estes ônibus depende do prefeito… Não estou falando de pagar reembolso escolar, não. Estou falando, sim, que a gente vai lutar para se conquistar na parte de capacitação, ônibus para levar as pessoas para estudarem lá fora”, argumenta o novo presidente.

Uma reivindicação dos moradores é a respeito de emprego. Cosmópolis possui uma área – às margens da SP-332 – que foi inaugurada como área industrial. Segundo o membro do Poder Legislativo, o território comporta de três a sete empresas, dependendo do tamanho e da necessidade.

Para o vereador, neste mandato, ele incentivará empresas a se instalarem no município através do incentivo fiscal para os empresários. Mas, Amâncio (MDB) faz uma ressalva: de que o imposto que poderá ser abatido, parcial ou totalmente é o Imposto Sobre Serviços, o ISS. “Nós precisamos das empresas que têm incentivo. Tem algumas que geram muito ISS… Com estas trabalhamos melhor. Tem outras que geram muito Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que é verba do governo estadual que a gente não consegue trabalhar. Mesmo assim, precisamos mostrar para o mundo que existe Cosmópolis”, argumenta o vereador, que diz ser importante mostrar os atrativos como, localização geográfica e de infraestrutura urbana que, segundo ele, a cidade possui.

O novo presidente diz estar entusiasmado com o novo cargo. Elogia o trabalho dos vereadores, com quem dividiu bancada nestes dois primeiros anos, e que não levará em conta as divergências partidárias que por ventura possam ocorrer. “Cosmópolis tem tudo para dar certo. Nós temos vereadores bons, que tem o mesmo pensamento que a gente. Mas não estará difícil não. Embora são de outros partidos, nós aqui na Câmara não olhamos para partidos”, diz Élcio.

Questionado sobre as prioridades mais urgentes do município, o novo presidente diz que é necessário aumentar a arrecadação do município e que os vereadores devem buscar, junto à seus deputados, dinheiro para ‘realizar a manutenção da cidade’.

“Em primeiro lugar, aumentar a arrecadação de nosso município. Está muito defasada. E de que forma aumentamos a receita do município? Atraindo empresas para o município. Buscar fundo perdido (Governo Federal) em Brasília (DF). Fazer com que os vereadores, através dos deputados, consigam recursos para manutenção de nossa cidade para que a gente tire do próprio município”, responde.

O edil diz que no mandato dele como presidente da Câmara trabalhará em conjunto com o prefeito José Pivatto (PT). Segundo ele, a relação entre os dois poderes será amistosa. “Respeito o Pivatto, iremos fazer um trabalho muito bom. Não estou olhando para partido. Me desculpe quem não gosta do PT. E apesar que o Pivatto nem é PT, o Pivatto é Cosmópolis. O Pivatto faz de tudo que a cidade fique bonita. Tem erros também, pois no Brasil hoje tá difícil tomar conta de uma cidade. Todos os prefeitos estão passando por dificuldade”, destaca.

Na última semana, um novo Governo Federal tomou posse. Tendo o ex-capitão do Exército, Jair Bolsonaro (PSL) como presidente. Élcio ‘vê com bons olhos’ o novo chefe do Executivo Nacional. Mas afirma que é importante o trabalho dos vereadores na requisição de verbas e execução de projetos junto aos novos e mais velhos deputados. “Vejo com bons olhos. Só que aí existe a expertise dos vereadores. Uma vez que os deputados são novos e eles nem sabem por onde eles foram eleitos. Tá na hora de nós vereadores nos aproximarmos deste deputados e trazer verbas para Cosmópolis. Talvez agora com estes deputados novos, ir agora atrás deles enquanto ainda são novos, a gente consegue ter qualidade de vida”, finaliza.

As sessões ordinárias estão em recesso até fevereiro de 2019. A primeira sessão ordinária, sob o comando do novo presidente, será no dia 4 de fevereiro.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.