27/07/2022

Cosmópolis tem fiscalização sobre ocupação de área de preservação ambiental

Além das áreas de ambientais, que corresponde com áreas de florestas, também existe o mau uso dos recursos hídricos


Da redação

O secretário municipal de meio ambiente e agricultura de Cosmópolis, disse que a cidade possui locais de invasão de áreas de preservação ambiental. Bandola, alertou que ações de fiscalização serão intensificadas nestes locais.

Para o secretário, é importante que haja maior fiscalização. Carlinhos Bandola diz que comumente proprietários de áreas rurais da cidade fazem o loteamento de chácaras e sítios em locais que são considerados áreas de proteção ambiental. Ele dá um exemplo do famoso ‘Matão de Cosmópolis’.
Bandola lembra que o Matão, é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) e é fiscalização pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e que qualquer manejo destas áreas tem de ser autorizado pelos órgãos ambientais municipal, estadual e federal.

O secretário alerta que na compra de lotes, por exemplo, é necessário que o cidadão vá até a Prefeitura das cidades e veja se a matrícula está regular, antes de realizar o negócio.
“O maior problema é que quando a informação não chega no início deste fracionamento e aí temos este problema, pois aí a gente precisa de um aparo Legal, do Ministério Público, para se resolver este caso”, diz Bandola.

Além das áreas ambientais, que correspondem com áreas de florestas, também existe o mau uso dos recursos hídricos, como é o caso de nascentes d´água. “Hoje a gente pode ver que este efeito negativo da construção irregular, acaba trazendo outros problemas lá no futuro, como o que estamos enfrentando hoje”, alerta.

Sobre o Matão, o secretário diz que o local corre risco de invasores. Porém, em uma parceria com Artur Nogueira, pois uma grande parte da área de preservação permanente corresponde ao município nogueirense, tem a implantação de rondas policiais da Guarda Municipal das cidades.
É com o uso do GEPAR (Grupo Especial de Patrulhamento Ambiental e Rural) que se realiza a patrulha nestes locais. O Secretário diz que há abordagens de pessoas que estão em áreas de preservação e que passam a serem monitoradas através de uma base de dados e caso for são encaminhados à Delegacia de Polícia de Cosmópolis.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.