28/07/2019

Cosmópolis tem 88 casos de dengue confirmados em 2019

Cidade não registrou nenhum caso de morte por dengue

Da redação

Cosmópolis tem 88 casos confirmados de dengue e 354 casos notificados somente em 2019. A informação é do Departamento de Saúde do município, por meio da assessoria. Autoridades alertam que os moradores mantenham os cuidados com possíveis criadouros. Apesar da quantidade de pessoas infectadas, o município não registrou nenhum caso de morte por dengue.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 390 milhões de pessoas são infectadas pela dengue anualmente em mais de 100 países

A maioria dos casos confirmados incluem pessoas que foram infectadas dentro da cidade e, por isso, a equipe pede que os moradores, mesmo na época mais fria, tenham cuidado com focos de proliferação de mosquito, mantendo os quintais limpos, livres dos criadouros, além de reforçar o uso do repelente. A equipe de saúde do município realizou várias visitas em imóveis neste ano, a fim de combater o mosquito Aedes Aegypti.

Além disso, várias campanhas foram realizadas ao longo pelo departamento. O município cosmopolense ainda deve receber parte de uma verba liberada pelo governador João Dória (PSDB). O repasse será destinado às iniciativas de combate às arboviroses. Cosmópolis receberá R$40 mil. O recurso é proveniente do Fundo de investimentos da Agência Metropolitana de Campinas (Fundocamp), vinculada à Agemcamp.

Dengue

A dengue é uma doença tropical infecciosa causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Picornaviridae, gênero Flavivírus e que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica que é semelhante à causada pelo sarampo. Em uma pequena proporção de casos, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica com risco de morte, resultando em sangramento, baixos níveis de plaquetas sanguíneas, extravasamento de plasma no sangue ou até diminuição da pressão arterial a níveis perigosamente baixos.

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim, as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.