26/08/2020

Cosmópolis tem 4 pré-candidatos a prefeito

Entre eles, há ex-vereadores, vereador, atual prefeito e um que não possui cargo eletivo

Da redação

Apesar da pandemia do novo coronavírus, as eleições municipais de 2020 estão mantidas de acordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso. O TSE diz que todas as recomendações sanitárias serão adotadas para evitar a proliferação do vírus. Pleito eleitoral acontecerá no dia 15 de novembro.

Por isso, na cidade de Cosmópolis, aparentemente 4 pré-candidatos à prefeitura de cidade já se mostraram que poderão concorrer ao pleito eleitoral. Dentre estes quatro postulantes ao cargo, que ainda não definiram chapa por estarem fora do período eleitoral, estão ex-vereadores, o atual prefeito tentando a reeleição, um vereador e um homem que ainda não teve nenhum cargo eletivo, tanto no Legislativo quanto no Executivo de Cosmópolis.

Pela legislação eleitoral, eles são pré-candidatos. Cada partido ainda terá sua convenção municipal para definir os cargos e apresentar seus candidatos a vereadores.

1 – Junior Felisbino

O advogado Antônio Cláudio Felisbino Junior, mais conhecido como Júnior Felisbino, poderá entrar para sua segunda disputa eleitoral visando o cargo de prefeito de Cosmópolis.

Júnior foi eleito por três vezes vereador em Cosmópolis, sendo o mais jovem vereador da história da cidade. Nestes três mandatos foi vereador pelo Partido dos Trabalhadores.

Depois de sair da vida pública de Cosmópolis, atuou como assessor jurídico em outros municípios, como Jaguariúna.
Na eleição passada, tentou o cargo de prefeito de Cosmópolis pelo Partido Verde (PV), mas ficou em segundo lugar.
Em uma reunião entre correligionários, Junior – que se filiou ao Progressistas – mostrou que pode colocar em seu time o médico Doutor Maurício como vice. Maurício (PSDB), foi o terceiro colocado no pleito eleitoral de 2016.

2 – Humberto Hiroshi

O bacharel em direito Humberto Hiroshi Satou, casado, tem 43 anos e ocupa o cargo de vereador em Cosmópolis desde 2017. Nascido em Aguaí (SP), mora em Cosmópolis há 39 anos. Foi eleito com a maioria dos votos válidos (906 votos) naquela eleição ainda pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Mas não demorou para o vereador romper com o partido e se apresentar como oposição ao governo de José Pivatto também no mesmo partido.

Hiroshi é hoje o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cosmópolis e está em seu primeiro mandato. Hoje, Humberto Hiroshi está filiado ao Podemos (antigo PTN) e se declara pré-candidato à prefeitura de Cosmópolis.

O vereador pelo Podemos tem como principal aliado o empresário no ramo de alimentação Thiago Marinho que é presidente do Patriotas. Especula-se que Marinho poderá ser o vice na provável chapa de Hiroshi.

3 – José Paulo e Rafael Pádua

Ainda sem definição de quem será o candidato a prefeito e quem será o vice, o advogado José Paulo e o empresário Rafael Pádua anunciaram esta semana, por meio de um vídeo nas redes sociais, que concorrerão as eleições de 2020.

Em contato com os correligionários dos pré-candidatos, eles alegam que só terão certeza da chapa após a convenção do partido Democratas, o partido que ambos estão filiados.

Rafael Jorge de Moraes, mais conhecido como Rafael Pádua, é casado, tem 40 anos, e já foi vereador pelo município de Cosmópolis por uma legislatura.

José Paulo Gomes da Silva, tem 59 anos, é casado e advogado há muitos anos na cidade. Foi presidente do Cosmopolitano Futebol Clube e membro da Ordem dos Advogados do Brasil. Na eleição de 2016, doutor Zé Paulo concorreu as eleições pelo PSDB e teve 4.046 votos ficando em quarto lugar no geral.

4 – José Pivatto

O atual prefeito de Cosmópolis tentará sua reeleição no pleito de 2020. Pivatto agora tem um cenário diferente do que concorreu em 2016 quando foi eleito após 8 anos sem ocupar a cadeira de prefeito. Hoje o engenheiro civil está no PTB após mais de 30 anos sendo filiado ao PT.

Pivatto tentará seu quinto mandato como prefeito. Na última eleição, o prefeito foi eleito com 11.389 votos válidos. Tendo como vice, em sua chapa, o empresário Silvio Luiz Baccarin.

Sobre vice, possivelmente a dobradinha Pivatto/Baccarin poderá se repetir. Mas ainda há rumores sobre outros nomes que poderão compor a chapa à pré-candidatura à prefeitura de Cosmópolis.

Pivatto é casado e formado em Engenharia Civil. Tem 61 anos e já foi eleito Deputado Estadual em 1996.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.