25/07/2020

Cosmópolis registra 171 casos de coronavírus em uma semana

Nas últimas 24 horas, 40 novos casos foram confirmados

Henrique Oliveira

Apesar de Cosmópolis ser inserida na fase ‘Laranja’ do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, os números de casos confirmados de covid-19 na cidade não para de crescer.

Nesta sexta-feira (24), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a Região Metropolitana de Campinas (RMC) passará a integrar as regiões do estado dentro da fase ‘laranja’ do plano.

Mas e os números de Cosmópolis?

Em sete dias, pesquisados pelo Portal Cosmopolense, a cidade apresentou um crescimento grande no número de casos confirmados, divulgados pela Prefeitura e confirmado pelo site do SEADE, órgão do Governo de São Paulo.

No último dia 17 de julho, Cosmópolis apresentava um número de 412 pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Nesta última sexta-feira (23), a cidade chegou a 583 casos confirmados de coronavírus. São 171 casos em menos de uma semana.

Em 24 horas – ou seja do dia 22 de julho a 23 de julho – foram 43 novos casos de pessoas infectadas; um dos maiores números de casos em um dia desde o primeiro caso registrado, no dia 27 de abril.

Fase vermelha versus fase laranja

No último dia 06 de julho, a RMC retornou à fase ‘vermelha’ do Plano São Paulo. Na ocasião, o prefeito de Cosmópolis, José Pivatto (PTB) solicitou ao Governo do Estado de São Paulo a permanência da cidade na fase laranja.

O ofício encaminhado ao Palácio dos Bandeirantes alegava que a cidade estava cumprindo todas as determinações restritivas e que mantinha o quadro de pacientes internados e em isolamento domiciliar baixos. Mas até hoje não obteve resposta do governador, ou não informou à imprensa a reposta dada pelo chefe do Executivo estadual.

Neste período, os comércios da cidade continuaram abertos com medidas restritivas de horários: os comércios considerados não essenciais trabalham com atendimento após ao meio dia fechando no máximo até às 18 horas. Mas somente podendo atender seus clientes por quatro horas durante o dia. A abertura e o fechamento ficaram em cargo dos comerciantes.


Internações

As taxas de isolamento domiciliar, por pessoas que estão com suspeitas e confirmadas por coronavírus, no mesmo período de uma semana, estão oscilando.

Há dias, conforme o Boletim de Monitoramento divulgado pela Prefeitura de Cosmópolis, que os números são considerados baixos. Porém há dias em que as taxas superam 50 casos, e na última quinta-feira (23), chegou na casa de 70 pessoas.

Nesta quinta-feira, o número chegou a 71 pessoas que estão em isolamento domiciliar. Na última sexta-feira (24), o número teve uma leve queda: 68 pessoas em isolamento domiciliar.

Dos casos que ainda carecem de cuidados hospitalares – como são os casos de pacientes internados nos leitos da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis – os dados emitidos pela prefeitura mostram que vem caindo o número de pessoas internadas na UTI.

Na semana passada, por exemplo, sete pessoas ocupavam os leitos (sendo que são sete o número de leitos da Santa Casa), nesta sexta-feira, três pessoas infectadas por covid-19 ocupam os leitos e um paciente outro leito com outra enfermidade.

Óbitos

A taxa de óbitos pela cidade também é um dado que preocupa. Durante esta semana, o Portal Cosmopolense mostrou que a cidade chegou ao seu oitavo óbito. E ainda tinham três mortes que estavam sob investigação aguardando exames que comprovam, ou não, que a morte foi por decorrência do contágio do coronavírus.

O número de óbitos aumentou em 24 horas: 10 óbitos confirmados e três ainda sob investigação segundo o Boletim de Monitoramento do Covid-19 emitido nesta sexta-feira (24).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.