30/12/2019

Cosmópolis registra 108 casos de dengue em 2019

Município está entre os que registraram menores números; período analisado durante o ano teve a marca de 45 mil casos na RMC

Da redação

Os casos confirmados de dengue na Região Metropolitana (RMC) foram superiores a 45 mil desde janeiro até novembro de 2019. Em Cosmópolis, o número de contaminados chegou a 108. Em Campinas (SP), município mais populoso da região, foram mais de 26 mil casos registrados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 390 milhões de pessoas são infectadas pela dengue anualmente em mais de 100 países

Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP). Os infectados na RMC chegam a 45.400. Campinas ocupa a primeira posição no ranking de casos, com 57,8% (26.281 casos) do total da região, número recorde no municípios desde 2015. O município cosmopolense está entre as cidades que apresentaram menores números de registros, perdendo apenas para Morungaba (02),  Santo Antônio de Posse (40) e Holambra (46).

Já municípios com mais casos de dengue, depois de Campinas, são Americana (4.573) e Santa Bárbara d’Oeste (3.920). O mosquito Aedes Aegypti, além da dengue, também é propagador de zika vírus e chikungunya. Entre as medidas para evitar a proliferação do inseto estão:

  • Manter quintais e terrenos limpos e sem a presença materiais que acumulem água parada;
  • Tampar caixas de água;
  • Instalar telas em portas e janelas das residências;
  • Limpas calhas de telhados;
  • Usar areia em vasos de plantas.

Foto: Prefeitura

Para combater a proliferação da dengue no município, a Prefeitura de Cosmópolis costuma promover mutirões nos bairros da cidade. Agentes comunitários de Saúde fazem a visitação à moradores, efetuando a fiscalização de quintais e locais de possível presença do mosquito transmissor.

Foto: Prefeitura

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.