11/10/2019

Cosmópolis recebe prêmio por qualidade no tratamento de tuberculose

Município apresentou melhores indicadores das ações de controle da tuberculose na categoria município com 20 a 29 casos novos em 2018, onde atingiu a meta de cura de maior ou igual a 85%

O município cosmopolense recebeu o prêmio “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”. A cerimônia de premiação aconteceu no final de setembro, durante o Fórum Estadual de Tuberculose 2019, promovido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de São Paulo.

A Divisão de Tuberculose e outras pneumopatias do Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac da Secretaria de Estado da Saúde, premiou o município de Cosmópolis por apresentar melhores indicadores das ações de controle da tuberculose na categoria município com 20 a 29 casos novos em 2018, atingindo a meta de cura de maior ou igual a 85%.

Além de Cosmópolis, foram premiados na mesma categoria os municípios de Guaratinguetá, Lorena, Mairiporã, Pontal, Santa Izabel e Tatuí. A tuberculose é causada por uma infecção pelo Bacilo de Koch (BK) e atinge, principalmente, o pulmão. Mas, ossos, rins e meninges podem ser atingidos pela doença.

Entre 15 e 30 dias após o início do tratamento, o doente para de transmitir a doença, cuja forma principal de transmissão é a tosse. É preciso, contudo, aguardar alta médica antes de interromper o tratamento para evitar que a doença volte com mais intensidade.

Segundo o secretário Sílvio Luiz Baccarin, a doença precisa ser desmistificada. “Hoje nós preparamos a saúde de Cosmópolis para identificar e acompanhar o paciente durante o seu tratamento, toda medicação é assistida por profissional da saúde. É importante desmistificar a tuberculose que hoje tem cura, principalmente quando diagnosticada no início”, disse Bacarin

A Secretaria de Saúde foi representada no evento pela técnica de enfermagem, Camila Aparecida da Silva e pelo Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Luís César Andrade.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.