20/12/2018

Cosmópolis possui habilitados de 20 nacionalidades diferentes

Saiba quais são os documentos e requisitos necessários para que estrangeiros conquistem o direito de dirigir no Brasil

Henrique Oliveira

O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo, Detran/SP, divulgou o número de estrangeiros que residem na Região Metropolitana de Campinas que possuem Carteira Nacional de Habilitação. Em Cosmópolis, há 47 habilitados de 20 nacionalidades diferentes. Entre os países está a Argentina, Bolívia, Chile, China, Cuba, Egito, Espanha, Finlândia, Haiti, Holanda, Índia, Itália, Japão, Líbano, Paraguai, Peru, Portugal, Taiwan, Venezuela e, claro, Brasil.

Em toda RMC, mais de 9 mil estrangeiros, de diversas nacionalidades, possuem o direito de dirigir no Brasil. No município cosmopolense, o maior número de estrangeiros é de origem chilena. Na cidade, seis motoristas do Chile têm residência na cidade e cumpriram os requisitos para se dirigir na cidade.

Jaime Ivan Campos Urrutia, de 57 anos, mora em Cosmópolis há 20 anos e, desde que chegou ao Brasil, conquistou o direito de dirigir. O operador de logística tirou a primeira habilitação ainda no Chile aos 18 anos. Quando desembarcou no Brasil, com 23, disse que não encontrou dificuldade em retirar a Carteira Nacional de Habilitação brasileira.

Aqui teve que cumprir todas as especificações assim como qualquer brasileiro que deseja  ser habilitado pela primeira vez. “Não encontrei nenhuma dificuldade. Foi extremamente fácil. Entrei numa autoescola, fiz os cursinhos, fiz os testes… tudo normal como qualquer brasileiro faz hoje em dia. É só aprender as leis de trânsito brasileira”, relembra Jaime.

Perguntado sobre as diferenças das leis de trânsito brasileira para as do Chile, Jaime disse que não há muita diferença. Porém, no país chileno, Jaime disse que o processo para se conseguir a permissão de dirigir é um pouco mais rígido em comparação ao Brasil.

Como conseguir a permissão de dirigir sendo estrangeiro?

O estrangeiro que deseja ser motorista no Brasil tem que cumprir alguns critérios, como ser habilitado há mais de um ano em seu país de origem e possuir habilitação dentro da validade. Alguns documentos não apresentam o prazo de validade da permissão de dirigir. Assim, o requerente deve possuir um documento que comprove a validade. Este documento pode ser adquirido no consulado do país.

Além disso, o estrangeiro terá que apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), original e cópia simples, ou qualquer outro documento como protocolo de refúgio, passaporte ou Carteira de Trabalho. CPF e comprovante de residência, no nome do motorista no máximo de três meses também são indispensáveis.

A relação destes documentos estão disponíveis no posto do Ciretran em Cosmópolis. Local que trabalha no procedimento para adquirir a permissão. Os estrangeiros que possuem a CNH tem os mesmos direitos e deveres dos brasileiros.

O exame prático é dispensável por países signatários à Convenção de Viena ou que tenha o princípio de reciprocidade com o Brasil. A carteira terá validade de cinco anos. Mas, para pessoas maiores de 65 anos, o tempo diminui para três anos. Nos dois casos depende do exame médico.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.