13/06/2022

Cosmópolis poderá participar de mutirão de cirurgias da Diretoria Regional de Saúde

Ao todo são 54 procedimentos médicos realizados; Unicamp cederá equipe para realizar o procedimento na própria cidade


Da redação

Cosmópolis poderá aderir ao mutirão de cirurgias proposto pela Diretoria Regional de Saúde (DRS-7) e do Hospital de Clínicas da Unicamp (Campinas-SP). Ao todo, por toda a região, são 71 mil cirurgias que serão realizadas no próprio hospital das cidades que compõem a área de cobertura do órgão estadual. De acordo com a pasta, a Prefeitura manifestou interesse e enviou a documentação à DRS.

De acordo com a diretoria da DRS-7, que corresponde a cidade de Cosmópolis, esta parceria entre as prefeituras, a diretoria regional e o HC da Unicamp, tentará zerar a fila de espera por cirurgias nas cidades. O Governo de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Saúde, quem vai financiar as cirurgias que serão feitas nas próprias Santas Casas, no caso de Cosmópolis, na própria da cidade.
Ao todo são 54 procedimentos cirúrgicos, que vão de baixa, média e alta complexidade. Entre eles estão: aparelho circulatório, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas, e nefrologia.

O Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) poderá ceder corpo clínico para que estas cirurgias sejam realizadas. Nos casos de baixas e médias complexidades, os médicos serão enviados para realizarem a cirurgia em Cosmópolis. Já de alta complexidade, o paciente receberá a guia, emitida pela DRS-7, e fará no próprio Hospital da Unicamp.

O município interessado, no caso de Cosmópolis, envia um relatório do número de pacientes que realizarão estas cirurgias. Após, a Secretaria Municipal de Saúde deverá informar se o hospital da cidade é municipal ou filantrópico e informar a estrutura do centro cirúrgico do estabelecimento hospitalar. Com estes dados, uma equipe gestora da Diretoria Regional de Saúde fará uma visita até este local para ver a capacidade do hospital.

A Secretaria Municipal de Saúde informará também a quantidade de pacientes que estão em fila de espera por cirurgias de baixa e média complexidade e os convoca para a realização de exames preliminares para ver a evolução de cada caso para ver se há necessidade de procedimento cirúrgico.

Em nota, a Prefeitura de Cosmópolis disse que enviou à DRS-7 a documentação para a cidade participar desta ação. A pasta alega que ainda não há informações sobre o número de pessoas, “assim que os trâmites burocráticos forem finalizados, teremos mais informações”, diz a nota.

Esta análise será feita pela própria pasta de Saúde do município com exames de cardiologia e anestesista.

……………………………………..

 

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.