15/02/2020

Cosmópolis oficializa nova biblioteca municipal com quase 10 mil títulos

Nesta quarta-feira mais 1800 livros foram colocados nas prateleiras da nova biblioteca municipal

Da redação

Em dezembro de 2016 Cosmópolis teve uma triste notícia. A Biblioteca Pública Municipal da cidade se consumia em chamas e todo seu acervo bibliográfico e histórico era destruído numa triste noite na cidade.

Daquele tempo para cá, para tentar recuperar a biblioteca da cidade, muitos munícipes, entidades e empresas doaram livros para tentar recuperar a nova biblioteca, que está alocada numa sala da Secretaria de Cultura, no antigo Grêmio Estudantil.

Hoje a nova biblioteca conta com um acervo de quase 10 mil livros que chegaram através de um projeto, encabeçado pela funcionária pública Miriam Tódero e outros funcionários da Secretaria, que por meio de um projeto do Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo.
Este projeto, idealizado por Miriam, consiste na aprovação do programa e a partir daí, recebe autorização para captação de recursos.

Estes recursos foram concedidos por empresas da cidade, como a Ester Agroindustrial, Globe Química, Fernandes Têxtil e CMS. A Prefeitura de Cosmópolis entra como apoio e a realização do Governo do Estado de São Paulo.

Na cerimônia de inauguração da Nova Biblioteca, estiveram presentes representantes das empresas que colaboraram com a aquisição de novos títulos literários, o vice-prefeito, Silvio Luiz Baccarin, a Secretaria Municipal de Cultura, Vera Borelli e os funcionários da Secretaria de Cultura.
No projeto, a nova biblioteca foi contemplada com mais livros, estantes e um computador com impressora para catalogação dos títulos e de associados que emprestarão da nova biblioteca para sua leitura.
Para as crianças, agora existem muitos títulos infantis e uma estante com a altura dos ‘pequenos leitores’.

Miriam Tódero e a bibliotecária Andrea Bogado, idealizadoras do projeto, conseguiram a compra de mais de 1800 livros para chegar aos 10 mil livros catalogados.
“E nasceu este filho, né? Pois foram dois anos entre você entrar com o projeto, eles aprovarem, você ir junto às empresas para fazer esta captação, as empresas fazerem este aporte, e depois você entra na parte da compra… Foi muito bom, e eu tenho muito agradecer”, diz Miriam.

Diferente da antiga biblioteca, o local não possui espaço para pesquisas escolares como acontecia. Neste primeiro momento a biblioteca, que continua com o nome de José Kalil Aun, será um espaço somente para empréstimo de livros por cidadãos cosmopolenses.

A funcionária pública trabalhava no antigo endereço da biblioteca municipal que foi incendiada. Para ela, conseguir um novo acervo bibliográfico faz com que relembre um passado muito importante.

“Quem ama livro, tem um diferencial. Nós amamos a história, a cultura… é um passado que você trás a tona que você tenta levar para frente. Pois tudo isso está morrendo…”, diz Miriam.

A Biblioteca Municipal de Cosmópolis fica localizada à rua Santa Gertrudes, antiga sede do Grêmio Estudantil, Sericicultura (Secretaria de Cultura de Cosmópolis).
Horário de atendimento: Das 08h às 16h

Para realizar o cadastro no empréstimo de livros, é necessário levar documentos originais como RG ou CNH e um comprovante de endereço atualizado.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.