10/07/2019

Cosmópolis ocupa último lugar no ranking estadual de governança municipal

Classificação envolve municípios de 50 mil a 100 mil habitantes. Informação é do Índice CFA de Governança Municipal 2018, divulgado pelo Conselho Federal de Administração

Da redação

A gestão municipal de Cosmópolis ocupa o último lugar entre as oito cidades estaduais de 50 mil à 100 mil de habitantes e PIB per capita acima de R$20.400. A informação é do Índice CFA de Governança Municipal 2018, divulgado pelo Conselho Federal de Administração.

O município cosmopolense é comparado com outras sete cidades paulistas que pertencem a esse grupo: Artur Nogueira (SP), Mairiporã (SP), Peruíbe (SP), Itanhaém (SP), Mongaguá (SP), Itararé (SP) e  Embu-Guaçu (SP). Todas elas possuem entre 50 mil à 100 mil habitantes. A média de Cosmópolis ficou em 6,10. A cidade alcançou 7,17 no item Gestão e 8,65 em Desempenho. O mais preocupante foi a avaliação das Finanças, que computou 2,48. Com essas notas, em um parâmetro nacional, a cidade ocupa o 80º lugar de 175 municípios.

Prefeitura

O Portal Cosmopolense entrou em contato com a prefeitura, a fim de que a mesma se posicionasse a respeito. Na ocasião a mesma foi indagada sobre o que tem sido feito para que a situação seja revertida. Também foi questionado se o órgão tinha conhecimento de tal posição. No entanto, até o fechamento dessa matéria não obtivemos respostas. Quando fizer e se fizer, essa matéria será atualizada.

Metodologia de Avaliação

O estudo, realizado pelo Conselho Federal de Administração, conta com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Ele consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Ele é elaborado a partir de dados extraídos de bases públicas como a Secretaria de Tesouro Nacional (STU), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Departamento de Informática do SUS (DATASUS), considerando pontuações em áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e violência. A pesquisa completa pode ser conferida no endereço eletrônico.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.