19/04/2023

Cosmópolis inicia vacinação contra Monkeypox

Doses serão destinadas aos grupos vulneráveis a pré e após-exposição ao vírus causador da doença

Da redação

Cosmópolis iniciou, nesta terça-feira (18), a vacinação contra a Monkeypox. Todos os munícipes que estão nos grupos de risco podem procurar uma Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para receber o diagnóstico.

As doses do imunizante recebido pela GVE Campinas serão destinadas aos grupos vulneráveis, pré e pós-exposição ao vírus causador da doença, como pessoas vivendo com HIV/AIDS, pessoas que tiveram contato direto com fluídos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox. O esquema de aplicação será em duas doses, com intervalo de um mês entre elas.

Nesse momento, Cosmópolis inicia a vacinação em pessoas com condição imunológica bastante prejudicada, com maior risco de adoecer e de morrer se tiverem Mpox. A campanha de vacinação contra Mpox não será aberta ao público em geral. Serão contemplados homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais com 18 anos ou mais, e com o quadro imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos 6 meses.

O Ministério da Saúde considera que o atual cenário epidemiológico da Mpox apresenta queda progressiva no número de casos em todo o mundo, incluindo no Brasil. A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica é vacinar os indivíduos com maior risco de a doença evoluir para as formas mais graves, sendo assim, o objetivo maior é o cuidado e a proteção dos indivíduos.

Cabe ressaltar que os grupos de risco para receber a vacina já foram identificados por meio de exames e sistemas de informação.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolense sem prévia autorização por escrito do Portal Cosmopolense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.