09/03/2022

Cosmópolis é escolhida para sediar a 1ª edição do projeto “Diálogos que Conectam”

Curso de formação continuada para educadores vai promover reflexões e estratégias para lidar com os desafios de dentro e fora da sala de aula

Da redação 

A partir do dia 21 de março, coordenadores e supervisores da rede municipal de ensino de Cosmópolis participarão do projeto “Diálogos que Conectam”, uma iniciativa do Instituto EP, com gestão da Girassol Caminhos Criativos, e parceria com a Secretaria de Educação de Cosmópolis e Usina Ester. O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento dos profissionais da Educação no campo da Psicopedagogia, promovendo o desenvolvimento de competências e estratégias que poderão ser aplicadas por professores nas salas de aula, principalmente nas questões que envolvem indisciplina, dificuldade de aprendizagem, inclusão e contato com as famílias dos alunos.

O projeto se encerra em dezembro e foram disponibilizadas 40 vagas para os profissionais dos ensinos Fundamental I e II. O curso será ministrado pela Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), Gleice Máira Fernandes Alves. Ela também é pós-graduada em Arteterapia na Educação, em Neuropsicopedagogia e em Terapia Sistêmica. Ao longo dos anos, Gleice vem trabalhando com formação de professores em diversas regiões brasileiras.

“Além de atuar com formação de professores, Gleice é arte-educadora e pedagoga social. Toda essa bagagem ajudou na construção de um método de atuação para lidar com a indisciplina, transformando alunos que apresentavam questões comportamentais em alunos participativos, aprimorando o processo ensino-aprendizagem e transformando a sala de aula em um espaço produtivo e acolhedor”, explica Andressa Sirino, da produtora Girassol Caminhos Criativos. “E para garantir o resultado desse método, Gleice começou a a atuar, há seis anos, como professora na rede pública de ensino, aplicando, na prática, os conceitos que compartilha nos cursos de formação”, completa.

“Diálogos que Conectam” começará com 20 horas de aulas presenciais, que serão realizadas de 21 a 25 de março, na usina Ester. Em seguida, os profissionais participarão de aulas online a cada 15 dias e ainda contarão com materiais de apoio sobre os assuntos abordados com aulas assíncronas preparadas pela mentora Gleice. Em julho, haverá um novo encontro presencial, com 12 horas de duração para avaliação do trabalho, assim como na finalização do projeto, em novembro, para que todos os profissionais possam compartilhar as experiências e resultados do aprendizado.

O curso foi elaborado sobre seis pilares: Comunicação Não-Violenta (CNV), Disciplina Positiva, Educação Socioemocional/Inteligência Emocional, Mindset, Pedagogia Sistêmica e Metodologias Ativas. Durante o processo de formação, os participantes percorrerão trilhas, que iniciam com o processo de autoconhecimento e seguem pelos pilares, finalizando com a construção de um plano de aula baseado no aprendizado adquirido durante o curso.

“A ideia é que os gestores das escolas possam compartilhar a vivência do curso com seus colegas professores, multiplicando assim, o número de profissionais com acesso às metodologias”, explica Gleice Máira Fernandes Alves. “Após um primeiro momento de entendimento dos conceitos, cada gestor pode escolher a melhor forma de aplicação em sua escola”, coloca. Para auxiliar nesse processo, Gleice fará uma mentoria com os coordenadores e supervisores para acompanhar o andamento das ações durante o segundo semestre do ano.

As coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal da Educação de Cosmópolis, Luciana Aparecida Moreira Silva (Educação Infantil), Marcela Forner Corrêa (Ensino Fundamental I) e Silsi Helena De Faveri Nascimento (Educação Fundamental II) acreditam que o projeto será de grande importância para o enriquecimento pedagógico da rede municipal. Segundo elas, o programa é pioneiro na região e vai aprimorar o trabalho já desenvolvido pelas unidades escolares, trazendo novas metodologias, gerando reflexão e maior envolvimento sobre temas tão pertinentes do cotidiano em sala de aula.

“Estamos confiantes que o projeto vai contribuir para a melhoria do desempenho escolar na rede pública de ensino de Cosmópolis e que esse modelo possa ser multiplicado para outras cidades da região. Com mais qualidade no processo educacional, o Instituto EP cumpre a sua missão de contribuir na transformação da vida dessas crianças, que certamente terão mais oportunidades em condições de igualdade na sociedade”, afirma Fellipe Daniel de Morais Fernandes, diretor do Instituto EP.

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