22/02/2024

Cosmópolis confirma 37 casos de dengue em menos de dois meses

Desde o inicio de 2024, 155 pessoas foram examinadas, sendo que, 22 ainda aguardam resultado de contaminação do vírus da Aedes aegypti

Da redação

O município de Cosmópolis registrou 37 casos positivos de dengue nos meses de janeiro e início de fevereiro de 2024. O número é alarmante em comparação com os registros de 2023, onde, ao longo de todo o ano, 53 pessoas testaram positivo para o vírus da Aedes aegypti. Apenas em 2024, 155 pessoas foram examinadas, das quais 96 receberam diagnóstico negativo e 22 ainda aguardam resultados dos exames.

Já em 2023, 379 pessoas foram examinadas com suspeita de dengue, das quais 326 testaram negativo. Todos os dados foram divulgados pela Prefeitura Municipal de Cosmópolis, que afirmou já estar promovendo ações, por meio da Secretaria de Zoonoses, de combate ao mosquito, além de incentivar o retorno da equipe aos locais infectados e intervenções com os agentes comunitários, onde é realizado o ‘mutirão’.

De acordo com Edmar Lopes, secretário da Zoonoses, o verão é o principal fator que contribui para o aumento na proliferação dos mosquitos transmissores da dengue e, consequentemente, para o aumento dos casos. “Um fator agravante neste verão foi o aumento da temperatura (ondas intensas de calor) e, considerando a grande incidência de chuvas em todo o país, o acúmulo de água faz com que a proliferação do mosquito Aedes aegypti se intensifique, aumentando assim a possibilidade de ocorrência da doença no município”, afirma Edmar.

Ele ainda alega que a maior quantidade de mosquitos é encontrada dentro de residências. “O principal modo para evitar a proliferação e infestações dos mosquitos, em especial o Aedes aegypti, e consequentemente o aumento do número de casos, é reforçar as ações individuais. Apesar de a prefeitura, juntamente com as equipes de agentes de endemias e agentes comunitárias, realizar rotineiramente visitas domiciliares, bloqueio de casos e testar novas tecnologias e abordagens para combater o Aedes aegypti efetivamente, é necessário que cada morador faça a sua parte, impedindo a proliferação de mosquitos”, alerta.

Combate à dengue

De acordo com a Prefeitura Municipal, a Zoonoses realiza continuamente buscas ativas, bloqueios de criadouros e bloqueios químicos nos locais onde o vírus circula com mais frequência.

Os agentes sempre orientam os munícipes a eliminarem recipientes com água parada, descartarem pneus velhos, limparem com frequência e manterem tampas nas caixas d’água, assim como nos quintais.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolense sem prévia autorização por escrito do Portal Cosmopolense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.