30/03/2024

Cosmópolis confirma 313 casos positivos de dengue

Somente em março, 204 pessoas testaram positivo para o vírus do Aedes aegypti

Da redação

A Prefeitura de Cosmópolis atualizou os números dos casos de dengue no município. Até a última quarta-feira, 313 pessoas foram diagnosticadas com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, com 204 desses casos confirmados somente em março de 2024. Segundo a última atualização da Administração, até essa data, 6 pessoas ainda aguardavam resultados, consideradas como casos suspeitos.

Uma moradora da rua Professor Joaquim Pedroso, no bairro Jardim Alvorada, que optou por manter o anonimato, compartilhou que várias pessoas em sua vizinhança foram infectadas, incluindo ela mesma. Ela relata: “Meu sogro, eu e vários vizinhos fomos contaminados. Na casa do meu vizinho de baixo, tanto ele quanto a esposa, a neta e a filha pegaram. E ainda, um senhor e uma moça aqui da frente também foram afetados. Duas casas abaixo, os moradores também foram contaminados”. De acordo com a Prefeitura de Cosmópolis, ao longo do mês de março, mais de 550 pessoas procuraram atendimento médico com sintomas de dengue.

A mulher observou que, após o aumento dos casos, houve uma mobilização na limpeza da rua para eliminar possíveis criadouros do mosquito, mas não presenciou algumas ações de combate. Ela diz: “Os agentes de saúde nos visitaram, inspecionando todas as casas e orientando que, se alguém tivesse dengue, deveríamos informar à Secretaria de Saúde para que o fumacê fosse enviado. Disseram que seria feito, mas eu não vi. Minha sogra, que é minha vizinha, mencionou que um caminhão passou pela rua, mas só nas casas da frente à minha, e a fumaça era bem fraca.”

O ‘fumacê’, nome popular do inseticida de ultrabaixo volume (UBV), vem sendo aplicado em alguns bairros desde 22 de março. Mais de 10 bairros já foram incluídos no cronograma, como Jardim Alvorada, Residencial das Andorinhas, Parque San Giovani, Beto Spana e Parque dos Trabalhadores.

A Prefeitura de Cosmópolis afirma que tem realizado ações diárias de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika, realizando mutirões nos bairros, promovendo ações educativas sobre a dengue, alertando os moradores e empresários, ampliando as fiscalizações e mantendo a limpeza urbana. A seleção dos bairros leva em conta o número de casos confirmados e notificados da doença.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.