30/11/2023

Cosmópolis comemora 79 anos de história

Emancipação politico-administrativa aconteceu no dia 30 de novembro de 1944

Da redação

A região cosmopolense, há muito chamada de Funil, passou a ser habitada e explorada ainda no século XIX. A criação de um núcleo conhecido como Campos Salles fora financiado pelo Governo do Estado para servir de “abrigo” à imigrantes e trabalhadores rurais, e englobava as terras funilenses.

Quase paralelo a isso, a construção da estrada de ferro, denominada Carril Agrícola Funilense, acentuou a instalação destes imigrantes no local, exclusivamente advindos da Suíça.

O clima não era favorável para adaptação do grupo europeu que aqui vivia, o que os incitou a deixar o sudeste brasileiro e migrar para o sul. Isto deu abertura para que novas etnias se instalassem no Núcleo Campos Salles.

Alemães, italianos, portugueses e, até mesmo, migrantes brasileiros, passaram a residir nestas terras. O nome “Cosmópolis” é fruto deste momento da história, quando o vasto pedaço de terra abraçou pessoas de todos os cantos. Despontava então a “cidade universo”.

No início do século XX, o local sofreu um impulso industrial no setor agrícola. Aqui se instalou, no ano de 1905, a Usina Açucareira Ester que, além de elevar a cultura de cultivo da região à outro patamar, passou a exportar produtos aqui produzidos para outras regiões do país e, posteriormente, consagrar Cosmópolis como uma das maiores produtoras de álcool e açúcar do Brasil.

No ano seguinte, Cosmópolis tornou-se um distrito, mas, ainda foram necessários 38 anos para que, finalmente, fosse conquistada a emancipação político-administrativa – que aconteceu em 30 de novembro de 1944. O distrito tornou-se cidade, mesmo com apenas sete mil habitantes, sendo grande parte deles residentes das áreas rurais.

Nesta quinta-feira, 30 de novembro, a cidade universo completa 79 anos de história, preservando suas raízes agrícolas e imigratórias.

Hoje, Cosmópolis é uma das cidades mais privilegiadas geograficamente da RMC, pois localiza-se ao lado do polo petroquímico de Paulínia, além de ter fácil acesso às rodovias Dom Pedro I e Anhanguera, além do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Ocupa uma área de 154,67 km², com uma média de 60 mil habitantes e ainda se destaca pela força da cana-de-açúcar, desbravando, atualmente, na área de fármaco.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolense sem prévia autorização por escrito do Portal Cosmopolense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.