01/12/2019

Cosmópolis 75 anos: a história de Dr. Moacir do Amaral

Nome de rua, de escola e registro em um dos mais importantes períodos da história de Cosmópolis: a emancipação. O Patrono teve uma curta vida política na cidade, mas deixou um importante marco

Henrique Oliveira

A rua é uma das mais importantes e conhecidas em Cosmópolis. Embora, em toda sua extensão, não exista nenhuma placa que tenha uma referência à personalidade a qual empresta seu nome a este logradouro, doutor Moacir do Amaral foi um dos mais importantes políticos da cidade. Além disso, ele contribuiu para que o município tivesse o que comemorar no dia 30 de novembro.

A rua tem início no bairro Bela Vista e chega até o bairro Real Center. Em seu caminho, cruza-se com a praça do Rodrigo, a lateral da escola Rodrigo Octávio Langaard Menezes, padarias, lanchonetes, condomínio, diversas denominações religiosas, praça da Pátria até chegar ao seu final em um bairro residencial.

Emprestando seu nome também fez substituir o ‘Escola do Comércio’ por um nome mais cheio de história. A escola do Comércio, como era conhecida, tinha o nome do emancipador de Cosmópolis, Escola Municipal de Ensino Básico doutor Moacir do Amaral.

Sentado de terno branco, doutor Moacir do Amaral aparece com sua família

Moacir do Amaral e Caetano Achiles Avancini seguram a chave de Cosmópolis no dia 30 de novembro de 1944

Mas quem exatamente foi doutor Moacir do Amaral?
O mineiro de Monte Sião (cidade que faz divisa com Águas de Lindóia – SP), nasceu em 03 de abril de 1901. Estudou em Pouso Alegre (MG) mas formou-se cirurgião-dentista pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Rio de Janeiro, mais precisamente na cidade de Niterói. Foi casado com Irma Ferrari em 1921, onde teve 6 filhos homens: Dalson, Moacir Filho, Milton, Ênio, Antônio Carlos e Herbert do Amaral.

Moacir do Amaral foi nomeado Juiz de Paz na cidade de Pedreira (SP) e lá onde começou sua trajetória política.
Mas somente em 1933 chegou à Cosmópolis, na época distrito de Campinas (SP) e logo se tornou subprefeito da ainda pequena vila.

De acordo com o livro ‘Cosmópolis – de Fazenda Funil à Cidade Universo’, desde estes tempos o dentista e subprefeito da vila já pensava em emancipação político-administrativa e tornar Cosmópolis num município. Mas somente em 30 de novembro de 1944, de acordo com o Decreto-lei Estadual 14.334 foi criado o município de Cosmópolis desanexado de Campinas e acrescidos de partes significativas de Artur Nogueira (que pertencia à Mogi-Mirim-SP) e de Limeira (SP).
Assim que emancipado, doutor Moacir do Amaral é um dos mais significativos personagens da mudança de Cosmópolis para município. Assim, em janeiro de 1945, foi nomeado pelo Estado o primeiro prefeito de Cosmópolis.
Ainda de acordo com a literatura, Moacir do Amaral não teve, em seu mandato, grandes realizações para o município. Os autores do livros, baseado em pesquisas históricas, dizem que uma das hipóteses deve ser a das dificuldades naturais da instalação de uma prefeitura e também pela breve passagem pelo cargo onde fora exonerado em 29 de agosto de 1945, sendo substituído por Gentil Bicudo.

Mas sua vida política no município não deu-se por encerrada. Moacir do Amaral, em 1945, fundou um dos únicos periódicos da nova cidade: ‘O Município’. O novo jornal, que o tinha como jornalista responsável, era um jornal na qual trabalhava para ser porta-voz da população à época.
Já em 1947 candidatou-se à ocupar uma cadeira no novo Legislativo cosmopolense. E chegou ao cargo de Presidente da Câmara em 1947. Mas, assim como quando foi prefeito, seu mandato foi curto, deixando o cargo em novembro de 1949, seguindo para São Paulo onde foi morar até o fim de sua vida.
Deixou a vida política e dedicou-se a sua profissão, dentista, no bairro do Belém, início da Zona Leste de São Paulo. Lá morou com seus filhos em uma ampla residência.

Doutor Moacir do Amaral faleceu em São Paulo no dia 08 de março de 1958.

Bibliografia e imagens: ‘Cosmópolis – de Fazenda Funil à Cidade Universo’ – Mano Fromberg, Ana Maria Barbosa e Sérgio Fromberg

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.