25/08/2019

Cosmopolenses podem solicitar emissão de novo modelo de RG

Procedimento poderá ser realizado no setor de identidade do município

Letícia Leme

O município cosmopolense, bem como todo o estado de São Paulo, já emite desde a terça-feira (20), um novo modelo da carteira de identidade (RG). Este pode ser emitido no setor de identidade de Cosmópolis, ou em qualquer agência Poupatempo do Estado. A atualização do documento não é obrigatória, pois o modelo antigo continuará em vigor.

Os parâmetros do documento atenderão ao decreto federal 9.278 de 2018, que padroniza as novas cédulas de identidade. Além de incluir novos dispositivos que aumentam a segurança contra falsificação, o novo RG trará benefícios para a população, como a possibilidade da inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.

Imagem: SSP/Divulgação

O documento também apresentará dimensão reduzida mas, ao mesmo tempo, mais informações. A partir de agora a carteira de identidade poderá incluir registros como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.

Também poderão constar na cédula indicativos para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças). A inclusão de informações adicionais no documento será facultativa, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários.

O que fazer para emitir o novo RG?

A emissão dos novos documentos estará disponível em todos os postos do Poupatempo do Estado e poderá ser solicitado por quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via.

O morador de Cosmópolis que desejar tirar uma segunda ou primeira via do documento no novo modelo, poderá realizar o procedimento no setor de identidade do município, localizado no prédio da Delegacia de Polícia Civil. Para tanto, o munícipe deverá portar xerox dos documentos que deseja inserir autenticados em cartório. É importante ressaltar que os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente.

Já para aquele que optar por emitir no Poupatempo, deve estar ciente que este atende com hora marcada. Para marcar gratuitamente dia e horário para ser atendido, o cidadão pode buscar um dos seguintes canais de atendimento:

O custo para a segunda via do registro continua o mesmo, no valor de R$39,80.

Assista ao vídeo:

 ……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.