05/01/2023

Cosmopolenses denunciam situação de maus tratos de animal preso em residência

Cachorro vive em situação insalubre dentro de imóvel localizado no bairro Vila Cosmos

Raquel Santana

Moradores do bairro Vila Cosmos estão denunciando maus tratos cometidos contra um animal, preso em um imóvel na rua Pedro Damiano.

O cachorro, segundo relatos de vizinhos do local, vive em condições insalubres, quase sempre sem alimento e água. Além disso, está constantemente rodeado de entulhos e fezes, que não são regularmente recolhidas, ocasionando mau cheiro para os residentes das proximidades.

Uma das vizinhas, que preferiu não se identificar, informou que o animal sempre viveu em situação de descaso por parte dos donos, mas que, desde o último sábado (31), os maus tratos ficaram mais evidentes. “A família mora na casa. Tentamos falar com o dono, mas ele fechou a porta na nossa cara e deixou o cachorro na chuva. Minha irmã olhou pelo muro da nossa casa e viu o animal sem água e sem comida, ficamos com dó e colocamos água pela mangueira e jogamos um saco com comida”, alega.

Ela ainda informa que a Guarda Municipal foi acionada no domingo (01), mas não obtiveram sucesso em localizar os donos do imóvel. Permitidos visualizar a situação do local e do animal pelo muro da casa vizinha, eles colaboraram com um pouco de alimento e acionaram a Zoonoses. “O cachorro está na mesma situação até agora. Água ele tem porque vem chovendo nos últimos dias e minha irmã colocou pela mangueira e comida estamos dando por um buraco no muro. Ele não tem nem forças pra levantar, é uma judiação ver o cachorro latindo e chorando”, expõe a moradora do bairro Vila Cosmos.

A mulher afirma ter tentado contato com a Zoonoses do município em decorrência do mau cheiro que se intensifica em dias de sol, gerando grande quantidade de moscas e outros insetos. “Liguei aos prantos na Zoonoses, mas eles falaram que não podem invadir. Pedimos a Guarda para vir e eles também alegaram que não podem invadir a casa. Eu entendo, mas pelo menos tentar conversar e resolver. Se não encontram os donos de dia, venham pela noite. Eles são a autoridade da cidade’.

Outros relatos afirmam que esta não é a primeira vez em que o dono da residência adota um animal e o coloca em situação de maus tratos, visto que, o mesmo já havia acolhido um cachorro que deixava em frente a sua residência, sem comida e água. Em decorrência do descaso, o animal foi recolhido por outra pessoa, mas o mesmo voltou a adotar, segundo informações de vizinhos, através de projetos de adoção consciente.

A Prefeitura Municipal se pronunciou sobre o caso. Confira:

A Prefeitura de Cosmópolis informa que a Zooneses e a Guarda Municipal receberam a denúncia e já estão em contato com os tutores do animal para realizar o resgate entre hoje (05) e amanhã (06).

Atualização:

A Prefeitura enviou a seguinte nota, as 14h56:

“A Zooneses já realizou o resgate na tarde desta quinta-feira (5) e o animal está passando por cuidados médicos veterinários.”

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolense sem prévia autorização por escrito do Portal Cosmopolense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.