27/04/2019

Cosmopolenses comemoram fim do horário de verão

“Na minha opinião o horário de verão não é mais útil, a ideia no passado era boa, mas agora já não nos traz tantos benefícios”, diz moradora

Da redação

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou, nesta quinta-feira (25), o decreto que revoga o horário de verão no Brasil. O mesmo informou que a medida levou em conta estudos que analisaram a economia de energia no período, bem como o relógio da população é afetado. O Portal Cosmopolense buscou a opinião dos moradores e a grande maioria concordou com a decisão.

No Brasil, o horário de verão foi instituído durante o governo do então presidente Getúlio Vargas, nos anos de 1931/1932. A medida abrangia, até esta quinta-feira (25), as regiões sul, sudeste e centro-oeste, tendo como principal objetivo a economia de energia elétrica. Apesar disso, segundo pesquisas realizadas pelo Operador Nacional de Sistemas (ONS), grande parte das cidades brasileiras não apresentaram redução significativa nos últimos anos, incluindo Cosmópolis.

“As conclusões foram coincidentes: questão de economia, o horário de pico era mais para 15h, não tinha razão mais para permanecer  o horário, não economizava mais energia, e na área da saúde, mesmo sendo uma hora apenas, mexia com o horário biológico das pessoas”, explicou Bolsonaro durante a cerimônia em que a revogação foi anunciada.

Para a assistente financeiro, Vivian Franco, a decisão foi pontual, visto que sem a redução no consumo de energia, se perde o sentido da mudança de horário.  “A intenção do horário de verão desde o inicio foi de reduzir o consumo de energia, pois escurecendo mais tarde as lâmpadas seriam acesas também mais tarde, mas há tempos vem se observando que não há mais tanta redução no consumo de energia. Também temos que nos atentar que antigamente as lâmpadas não eram econômicas e com o horário de verão poderia ate ser que as famílias economizassem um pouco, mas agora as lâmpadas praticamente não gastam nada em consumo de energia, o que manda a ideia de economia através do horário de verão por água abaixo”, argumentou Vivian.

“Outro ponto, principalmente para quem tem filhos, é o fato de que o relógio biológico demora a entender que houve essa troca de horário, você fica muito mais ativo no horário de verão, dormindo mais tarde e por muitas vezes perdendo hora. Na minha opinião o horário de verão não é mais útil, a ideia no passado era boa, mas agora já não nos traz tantos benefícios, pensando rapidamente consigo me lembrar apenas de um benefício que seria as famílias passarem mais tempo juntos, brincando com as crianças em áreas externas, mas venhamos e convenhamos: a coisa mais rara hoje em dia é ver criança brincar de verdade, fora do mundo virtual”, acrescenta.

No caso da moradora Maria de Lourdes, a revogação garantirá boas horas de sono. “Acho que não tem economia nenhuma para as contas de energia elétrica em geral, além do fato de ser uma opinião minha mesma, levanto as cincos da manhã, e no horário de verão não consigo dormir cedo, pois as pessoas ficam mais na rua fazendo lazer, ou baderna mesmo, como barulho de moto e carro”, relatou. Quem pensa semelhante é a moradora Cindy Almeida. “Eu acho adorável, pois o horário de verão só atrapalha o sono dos trabalhadores”, conclui.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.