22/06/2019

Cosmopolense vence campeonato pan-americano de bicicross

Lucas Amaral pratica a modalidade há 18 anos e já recebeu várias premiações

Da redação

O cosmopolense Lucas Amaral se consagrou campeão do Campeonato Pan-americano e Latino-Americano de BMX  (Bicycle Motocross) em 2019. O atleta pratica a modalidade há 18 anos e já recebeu várias premiações desde que começou a competir.

Tudo começou quando um amigo de Lucas apresentou o esporte. Ele tinha 15 anos quando foi convidado a ir em uma corrida para assistir e ver como funcionava. “Eu fui na corrida, e na outra semana eu já fui em uma aula experimental para conhecer como que era. Aí, a partir desse momento eu não parei mais”, relembra.

No começo, a rotina do cosmopolense não era fácil, já que as aulas aconteciam em Paulínia (SP). Na época, ele deixava a bicicleta na casa da tia de um amigo dele e se deslocava de uma cidade para outra de ônibus. “Acabava o treino e deixava a bicicleta de novo na casa dela para depois voltar para casa e ir na escola. No início foi bem difícil”, conta.

Campeonatos

Lucas já participou de campeonatos regionais, paulistas, brasileiros, pan-americanos, latino-americanos e mundiais. O atleta foi premiado em todos eles. O título mais recente foi nos campeonatos Taça Brasil, Pan-americano e Latino-americano. “Agora no dia 6 e 07 de julho tem o brasileiro, que eu também tenho o objetivo de ser campeão. E do dia 23 a 28 de julho tem o mundial, que eu pretendo ir em uma final”, idealiza.

Ele conta que a preparação para a modalidade é bem especifica, e que a divide em três etapas: pistas, sprintes (corrida) e academia. “Como é um esporte de força e explosão, a gente tem que fazer os nossos treinamentos sempre em cima disso: força, explosão e resistência. Geralmente, as voltas de uma pista são de 32/35 segundos, só que uma intensidade muito alta. Então, a preparação de um treino de uma modalidade entra desde uma academia à treinos de ruas. É um treino bem específico para a modalidade. A cada dia, a gente faz um determinado treino, mantém sempre uma periodicidade, sempre direcionada a cada competição”, explica.

Com os campeonatos brasileiro e mundial chegando (6 e 07 de julho e 23 a 28 de julho, respectivamente), Lucas optou por não competir no mês de junho para se preparar.

Patrocínio

Lucas conta que a maior dificuldade está em conseguir patrocínios para pagar inscrições e viagens, bem como realizar manutenção na bicicleta e equipamentos utilizados nas competições. De acordo com ele, por se tratar de um esporte caro, em muitas das vezes precisa arcar com as despesas com recurso próprios. Contudo, quando os campeonatos são regionais ou paulistas, recebe um auxílio da prefeitura. Apesar disso, a maior dificuldade está nos demais campeonatos em que os gastos são ainda maiores e a ajuda é pouca.

Para tanto, o esportista cosmopolense busca por patrocínios, a fim de que a maior preocupação seja o preparo e não a parte financeira. Interessados em associar empresas ou negócios ao meio esportivo devem entrar em contato com Lucas pelo telefone (19) 9 9568-2568.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.