01/06/2024

Cosmopolense participa do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu nos Estados Unidos

Vitor Cadorin Neri, de 19 anos, disputou as classificatórias na categoria faixa azul, no estado da Califórinia. Atleta já acumula diversos títulos nacionais e mundiais

Da redação

O Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu de 2024 contou com a participação especial de um representante de Cosmópolis. Vitor Cadorin Neri, de 19 anos, disputou as classificatórias na categoria faixa azul, no evento que está acontecendo neste fim de semana, na Califórnia, Estados Unidos.

Vitor, que já é BiCampeão Mundial da Liga Global Gracie Barra, com títulos conquistados em 2022 e 2023, compartilhou um pouco sobre sua inspiração e trajetória no jiu-jitsu. “Treino desde a infância, comecei com 6 anos quando tive a vontade de treinar, quase nem sabia falar jiu-jitsu direito. Foi quando meu pai me levou na Academia da Grace Barra de Cosmópolis, com o meu Sensei Anderson, que nos mostrou a academia, a sua metodologia de ensino e treino, e o esporte em si. Fiz uma aula experimental junto com meu pai e desde então nunca parei de treinar. Foi assim que comecei a competir e treinar diariamente. Como amo o Jiu-Jitsu, sempre tive o sonho de um dia participar do Mundial, e assim vim me preparando para chegar esse dia.”

Ele ainda destacou que os principais desafios na preparação para o campeonato mundial foram conseguir patrocínios, seguir uma intensa rotina de preparação física e dieta com a ajuda de uma nutricionista, além de lidar com uma contusão sofrida em um campeonato anterior e manter a mente focada. “Dá um certo medo, um mix de emoções”, afirma o atleta.

Competir em um evento de grande porte internacionalmente vem sendo uma experiência única para Vitor. “Ver que todo meu esforço, determinação, e dedicação deram certo. Hoje posso dizer que conseguir meu sonho de disputar o Mundial. Não consegui a tão esperada medalha, mas já foi uma vitória e a caminhada não para nunca”, continua.

Sua rotina de treinos e preparação física para o Mundial foi intensa. O atleta conta que faz de 2 a 3 treinos de jiu-jitsu por dia, ao longo do período da manhã, tarde e noite, que somam 12 a 14 treinos por semana, além de musculação todos os dias. “Sigo com minha dieta específica para manter o peso e o corpo preparado. Ainda mantenho 3 vezes na semana treinos de preparação física”, explica.

Já para lidar com a pressão e os nervos antes de uma grande luta, Vitor foca na mente. “Nos dias que antecedem a luta, já fico bem focado, pensando na luta, cuidando da mente para ficar tranquila. Pressão e nervoso existem, mas fazem parte de um atleta. No dia da luta, é concentração total.”

Títulos

Vitor já acumula a primeira colocação em sua categoria em diversos campeonatos, incluindo a Liga Global de Jiu-Jitsu de 2022 e 2023, e o The National, realizado em Phoenix, Arizona, onde conquistou tanto o primeiro lugar em sua categoria quanto no absoluto. Em 2024, o atleta alcançou o 3º lugar no Open Jiu-Jitsu, realizado em Campinas, e no Summer International Open IBJJF Jiu-Jitsu, em Curitiba/PR. Além disso, ele marcou presença no Campeonato Paulista e Brasileiro, promovidos na cidade de Barueri.

……………………………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.