28/06/2024

Cosmopolense alcança 1° lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Ana Clara Brombai, de 13 anos, foi destaque na categoria infanto-juvenil I. Guilherme de Moura, outro morador de Cosmópolis, também marcou presença no evento

Ana Clara luta com faixa cinza e preta (FOTO: Arquivo pessoal/Tatiane Gonçalves)

Raquel Santana

A cosmopolense de 13 anos, Ana Clara Brombai, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, realizado no último sábado (22), em Barueri. Lutando com a faixa cinza e preta, ela se destacou na categoria infantil juvenil I e levou a medalha de ouro para casa.

Apaixonada por Jiu-Jitsu desde os 3 anos de idade, Ana Clara se inspira em seu padrasto, Weverton Santos Lacerda, educador físico e seu maior incentivador. “Ela começou a se interessar pelo Jiu-Jitsu ao ver o padrasto lutando. Ele é o maior incentivador dela”, conta a mãe, Tatiane Gonçalves, de 38 anos, que também apoia o sonho da filha.

Adolescente despertou interesse pelo Jiu-Jitsu por influência do padrasto, Weverton (FOTO: Arquivo pessoal/Tatiane Gonçalves)

Atualmente, Ana Clara treina na academia Gracie Barra, sob a orientação do treinador Anderson Redaelli Amaro, conhecido como ‘Caverna’. “Ele sempre foi incrível com ela e com todos os alunos”, comenta Tatiane.

Weverton e Tatiana são os maiores incentivadores da adolescente (FOTO: Arquivo pessoal/Tatiane Gonçalves)

Residente do bairro Parque Residencial das Andorinhas, Ana Clara divide sua rotina entre os estudos e os treinos. Seu primeiro campeonato de Jiu-Jitsu foi em Holambra. Desde então, ela participou de seis torneios, nos quais saiu vitoriosa em todos, até chegar ao Campeonato Brasileiro, onde demonstrou toda sua paixão e dedicação pela arte marcial. “O objetivo dela é continuar lutando, e não apenas no Brasil”, afirma a mãe.

Ana Clara é aluna do treinador Anderson Redaelli, o ‘Caverna’ (FOTO: Arquivo pessoal/Tatiane Gonçalves)

Cosmópolis marca presença

Guilherme P. de Moura também marcou presença no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu. O adolescente, que treina desde os 7 anos, também teve a experiência de competir no maior campeonato nacional e, apesar de não sair vitorioso, teve uma luta digna de final. “Esse Brasileiro foi muito importante. Por mais que ele não tenha conseguido a medalha, ele levou a experiência”, afirma o pai de Guilherme, Márcio Felipe.

Guilherme treina desde o 7 anos (FOTO: NABJJ/Cedida por Márcio Felipe)

A paixão de Guilherme pelo Jiu-Jitsu já o levou a diversos torneios. Seu primeiro campeonato aconteceu em 2019, na cidade de Americana, onde ele saiu com sua primeira medalha de prata, no peito. “Depois disso, surgiram vários outros campeonatos e novas conquistas”, conclui o pai.

Orgulho

De acordo com Anderson Redaelli, os jovens atletas fazem parte de uma nova geração de competidores. “Nosso foco, hoje, é o Jiu-Jitsu como ferramenta de desenvolvimento humano, para que as pessoas tenham uma saúde e vida melhor. Mas, temos tradição em campeonato, inclusive quatro medalhas no mundial, que aconteceu na Califórnia”, explica o treinador.

‘Caverna’ ainda explica que atletas da Gracie Barra Cosmópolis estão retornando para as competições e que, dentre eles, Ana Clara e Guilherme estão se destacando.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.