31/07/2020

Corregedoria da Polícia Civil irá investigar participação de GM em operação

O guarda municipal deveria realizar apenas serviços administrativos na delegacia de Cosmópolis. O caso também será investigado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito

Da redação

Um Guarda Municipal de Cosmópolis foi baleado durante uma operação na cidade de Nova Odessa (SP). A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (30). O agente foi atingido no ombro, foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de Americana (SP). O GM baleado atuava em funções administrativas na delegacia, e por isso, não poderia ter participado da operação. A polícia irá investigar se houve irregularidades.

A operação era uma ação conjunta da DIG de Americana com a Polícia Civil de Cosmópolis, para cumprimento de mandado de busca e apreensão, em uma investigação de crime de estelionato e leilões falsos que vinham ocorrendo na região. Os agentes do Setor de Investigações Gerais da Delegacia de Cosmópolis (SIG) chegaram no local que fica no bairro Acapulco, zona rural de Nova Odessa, e foram recebidos com disparos de arma de fogo.

Os policiais revidaram e dois suspeitos foram baleados, um homem e uma mulher. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram.

Segundo Secretaria Estadual de Segurança Pública, o guarda municipal de Cosmópolis, Márcio Adriano, estava dando apoio na operação e foi atingido. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal de Americana (SP). Ele atua na delegacia de Cosmópolis por meio de convênio com a Prefeitura do município. A Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil em Piracicaba já foi notificada e também vai instaurar procedimento para apurar os fatos.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito confirma que há um convênio entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual que cede servidores da GM e de outras áreas para o funcionamento da Delegacia Civil do município, uma vez que o Governo Estadual não dispõe de servidores suficientes. No convênio está previsto que as funções dos servidores cedidos devem ser administrativas.

O Departamento jurídico da Secretaria de Segurança de Cosmópolis também vai instalar um procedimento administrativo para apurar se houve alguma irregularidade por parte do Guarda Municipal ou se o servidor apenas cumpria ordens do delegado de polícia a quem cabe organizar as funções internamente.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.