23/03/2021

Conselheiro de Saúde de Cosmópolis questiona: "Onde estão os testes de covid-19?"

Prefeitura diz que há exames disponíveis

Arquivo

Da redação

Em forma de vídeo, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cosmópolis, Valdir Barbosa, questionou a Prefeitura da cidade sobre uma possível falta de testes rápidos de coronavírus. De acordo com Valdir, ele tentou fazer o teste rápido mas foi informado que está em falta e que teria que aguardar mais cinco dias para realizar o teste. O vídeo foi feito pelo conselheiro nesta segunda-feira (22).

De acordo com sua fala, pelas redes sociais, Valdir e sua esposa foram até a Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis no último sábado (20) pois estava se sentindo mal . Valdir narra que a médica que o atendeu disse que provavelmente ele estava infectado por covid-19. E que o paciente deveria procurar uma Unidade de Saúde na segunda-feira (22) juntamente com sua esposa.

Já na segunda-feira pela manhã, ao chegar na Unidade Básica de Saúde CS2 (centro de Cosmópolis), ambos foram atendidos por um médico. O profissional de saúde disse para ele e sua esposa procurassem a recepção do CS 2 e realizassem o teste rápido para comprovação, ou não, de coronavírus. “E para minha grande surpresa, quando cheguei na recepção, a moça disse que não tinha teste e não teria como fazer. E geralmente estes testes seriam feitos às sextas-feiras”, disse Valdir.

O presidente do Conselho também questiona o porquê que na rede pública não há testes sendo que em farmácias há testes mas são pagos. E questiona o valor repassado pelo Governo Federal para a Covid-19 e que não há testes.
Por telefone, o presidente disse à nossa reportagem que aguarda a sexta-feira para realizar o teste. E que sua esposa teve que realizar o teste pago em uma farmácia do município.

Resposta da Prefeitura

Através da Secretaria de Comunicação, a Prefeitura de Cosmópolis diz que há testes do tipo RTPCR disponíveis para a população. E que há uma média de 50 testes sendo realizados diariamente na cidade.
Sobre o porque do número de dias entre a consulta do senhor Valdir e da data para realizar o exame, a nota diz que o protocolo é que o paciente realize a partir do oitavo dia do início dos sintomas.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.