01/07/2020

Conheça a trajetória de Hermes Kiehl, ex-vice prefeito de Cosmópolis

Câmara de Cosmópolis emitiu nota de pesar pela morte de um dos seus ex-vereadores


Henrique Oliveira

O empresário, ex-vereador e ex-vice prefeito de Cosmópolis, Hermes Kiehl, teve uma importante e crescente trajetória política na cidade entre os anos de 1970 e 1980. Hermes, morreu na manhã desta quarta-feira (1) em Paulínia (SP), onde atualmente residia. Segundo um familiar, o velório dele – reservado a familiares – acontecerá no Velório Municipal de Paulínia na manhã desta quinta-feira (2).

Nascido em Cosmópolis, no dia 22 de abril de 1939, Hermes Kiehl é filho de Pedro Kiehl e Antônia Bratifisch Kiehl. Em sua ficha como vereador em Cosmópolis, que fica nos arquivos da Câmara de Vereadores, ele era morador da Rua Dr. Campos Sales, no centro da cidade, no ano de 1973.

Mas sua trajetória política começou como vereador em Cosmópolis:

Com apenas 34 anos de idade, Hermes Kiehl foi eleito vereador para a sétima Legislatura municipal (1973-1976), onde naquela eleição teve 514 votos pelo partido Arena. Naquele ano, foram às urnas apenas 4.452 eleitores que elegeu Orlando Kiosia (MDB) para prefeito.

Eleito, Hermes Kiehl assumiu o cargo de primeiro secretário na mesa diretiva da Casa de Leis, tendo Ubirajara Bontempo como presidente.

 

Na foto, Hermes Kiehl cumprimenta o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia; ladeado por Alcides Ostanelo e Orlando Perucci.

Em novembro de 1982, nove cidadãos se candidataram à prefeito, que alternava entre candidatos já do PMDB (oposição à ditadura militar) e o PDS (antigo Arena, situação da ditadura militar) e outros partidos que colocaram seus candidatos, os recém criados Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Dentro do PMDB estava Orlando Perucci, que já tinha administrado a cidade por duas vezes e seu vice, o empresário Hermes Kiehl, que foram os vencedores das eleições com 5.473 votos. Concorreram com eles, Orlando Kiosia e o novato José Pivatto pelo recém criado PT.

Mas por conta de vários afastamentos do prefeito Orlando Perucci, por razões de saúde, Hermes Kiehl assumiu a prefeitura por várias vezes. Em 1984, ficou um ano a frente do Executivo Cosmopolense. Em 1987, com o agravamento da saúde de Perucci, Hermes Kiehl foi prefeito em exercício por três outras ocasiões.

Sob o mandato de Perucci – tendo Kiehl como vice – foram construídas a Escola Estadual Professora Lídia Onélia Kalil Aun Crepaldi (Lokac), o Ginásio Municipal de Esportes e a conclusão das obras do Terminal Rodoviário de Cosmópolis. Além da construção da Câmara Municipal, sendo entregue em 1987; anteriormente, as reuniões e sessões da Câmara aconteciam em uma sala no prédio da Prefeitura.

No dia da instalação do novo prédio da Câmara Municipal (15 de novembro de 1987), o prefeito em exercício era Hermes Kiehl, que discursou.

Nota de pesar

A Câmara Municipal de Cosmópolis emitiu uma nota de pesar sobre a morte de um ex-vereador e do ex-vice prefeito da cidade. Em nota, a Câmara Municipal adjetiva Kiehl como um empreendedor e inteligente.

“A Câmara Municipal de Cosmópolis manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do sr. Hermes Kiehl, que foi vice-prefeito de nosso município pelo período de 1983-1988, assumindo como Prefeito no ano de 1984 e em alguns períodos do ano de 1987.

Hermes Kiehl também foi vereador de 1973-1976, deixando no Legislativo Cosmopolense as marcas de seu empreendedorismo e inteligência, além do convívio divertido e agradável com todos os servidores e demais Vereadores. Um cidadão íntegro e um ser humano sensível e empenhado na missão de contribuir para o desenvolvimento de nosso município, bem como no bem estar da população cosmopolense, cujo nome figurará nos capítulos mais importantes da história de Cosmópolis, e cujas lembranças ficarão eternamente guardadas no coração de todos aqueles com quem conviveu”, diz a nota na íntegra.

Imagens e Bibliografia: “Cosmópolis – de Fazenda Funil à Cidade Universo” – Mano Fromberg, Ana Maria Barbosa e Sérgio Fromberg

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.