20/06/2021

Com leitos de UTI ocupados, pacientes aguardam por vaga em Cosmópolis

De acordo com nota, pacientes estão em leitos de retaguarda no PS da cidade aguardando vaga


Henrique Oliveira

Embora não cite os números, mas há pacientes aguardando vagas para recuperação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Cosmópolis. Esta informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde Comunitária após questionamento feito pelo Portal Cosmopolense na noite deste sábado (19).

De acordo com o Boletim de Monitoramento da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus deste sábado (19), Cosmópolis chegou a marca de 100% dos leitos de UTI ocupados. Porém, após questionamento do jornalismo do Portal Cosmopolense, a Secretaria Municipal de Saúde Comunitária da cidade alertou que há outros pacientes que aguardam vagas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde diz que “e ainda existem mais outros pacientes em leitos de retaguarda no pronto-socorro aguardando vagas”, diz trecho da nota que não se refere ao número de pessoas que necessitam de vaga em UTI.

A Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis, onde se concentram os leitos de UTI e clínicos na cidade, possui nove leitos de terapia intensiva. Porém os nove estão ocupados.
“Estes leitos estão ocupados com pacientes em estado grave”, diz outro trecho enviado à imprensa.

Pelas redes sociais, uma família tenta arrecadar valores para ajudar a custear a internação de um homem em um hospital particular de Artur Nogueira (SP). De acordo com a postagem da filha, a internação de seu pai – após não conseguir vaga de UTI em Cosmópolis – está custando R$3,5 mil por dia.

Questionado sobre este caso, a Prefeitura de Cosmópolis disse que o médico que atende o homem, internado em uma UTI, poderá acionar a Central de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) para tentar vaga em algum hospital da região, ou até mesmo ser internado em Cosmópolis se houver vaga do Sistema Único de Saúde (SUS).

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.