17/03/2022

CETESB confirma relação de esgoto com morte de peixes na Lagoa da Cosmo

“A equipe técnica constatou a mortandade provocada por vazamento de esgoto, decorrente do rompimento da tubulação da rede coletora” diz trecho da nota

Da redação

A CETESB confirmou através de nota oficial a relação envolvendo esgoto com a morte de peixes na Lagoa da Cosmo. A ocorrência envolvendo mortandade de peixes repercutiu durante o fim de semana em Cosmópolis depois que a superfície ficou repleta deles, além de relatos de muito odor na região.

A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) é uma agência do Governo do Estado que tem como função ser responsável pelo controle, pela fiscalização, pelo monitoramento e pelo licenciamento de atividades que possam destruir e/ou prejudicar o meio ambiente. Procurada pela equipe do Portal Cosmopolense, houve posicionamento. Veja na íntegra:

A Agência Ambiental de Limeira da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo foi acionada ontem (15/03/2022), às 10h00, para verificar a ocorrência de mortandade de peixes em uma lagoa situada na área urbanizada do município de Cosmópolis.

A equipe técnica constatou a mortandade provocada por vazamento de esgoto, decorrente do rompimento da tubulação da rede coletora.

Análise do oxigênio dissolvido realizada no local apontou valores muito baixos (entre 0,3 e 0,5 mgO2/L), indicando que, provavelmente,  a falta de oxigênio foi a causa da mortandade dos peixes.

Os técnicos da agência ambiental coletaram amostras da água​ da lagoa, que foram encaminhadas ao laboratório. O resultado deve ficar pronto na próxima semana.

Relembre o caso:

Odor, água suja e peixes mortos marcaram o fim de semana dos moradores ao entorno da Bacia de Acumulação do Córrego do Barreiro Amarelo, mais conhecida como Lagoa da Cosmo, em Cosmópolis.

Desde sexta-feira (11), muitos munícipes evidenciaram através de imagens e vídeos a mortandade de muitos peixes no local, água suja e cheiro intenso de podridão. A imagem registrada por um morador, anexada nesta matéria, mostra ainda, muita espuma na água durante o fim de semana.

De acordo com moradores, no sábado (12), populares começaram a fazer limpeza por conta própria na Lagoa diante de um cenário característico de esgoto . Ainda segundo eles, vários sacos grandes embalaram tilápias e bagres mortos e foram levados para consumo e venda de forma irregular.

Nas redes sociais, muitos desabafos de cosmopolenses. Acompanhe na íntegra comentários extraídos de uma publicação da Prefeitura de Cosmópolis sobre o caso:

“Hoje dia 13/03/2021 , ao retornar do meu trabalho , não aguentei o fedor de esgoto que está naquela lagoa.”

“Esta podre a água, o fedo esta vindo na quadra de cima de tão forte que está, e ainda tem a ousadia de dizer que não detectaram nenhum odor de esgoto!”

“Os peixes resolveram fazer turismo na superfície?”

“Os peixes estão todos mortos e o cheiro de esgoto está nítido”

“Quem passou ontem lá por volta das 13 horas viram os moradores com redinhas tirando os peixes boiando. Obrigado população por ainda tentar limpar”
A equipe do Portal Cosmopolense entrevistou moradores da região, que alegaram sofrer ainda mais em época de estiagem, quando o nível de água desce e o odor se torna ainda mais incômodo.
   

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.