08/08/2021

Carreira de medalhista olímpico teve início nos canaviais de Cosmópolis

Atleta olímpico fala sobre sua passagem por Cosmópolis no início dos anos de 1990


Henrique Oliveira

Onde hoje passam grandes caminhões do transporte de cana de açúcar, num passado nem tão distante, passaram pernas e pés rápidos que ganharam o Brasil e o mundo. Os carreadores sem pavimento que cercam Cosmópolis foram testemunhas de uma época em que a cidade despontava no cenário esportivo nacional.

Visto que no início dos anos de 1990, foi fundada a equipe de atletismo da Usina Ester, a famosa Funilense. Muitos, hoje cosmopolenses, chegaram de vários estados brasileiros para figurar no mundo das provas pedestres, corridas de rua e maratonas. Das terras cosmopolenses, surgiram grandes atletas. Dois destes foram campeões em provas pedestres no Brasil e no mundo: são eles Emerson IserBem e Vanderlei Cordeiro de Lima.

Ambos paranaenses, encontraram em Cosmópolis um local de treinos, incentivos e moradia. Iserbem foi campeão da Corrida de São Silvestre no dia 31 de dezembro de 1997, ganhando nos últimos metros do etíope Paul Tergat, que era imbatível na década de 1990.

Representando a Funilense, IserBem saiu do anonimato ao estrelato na subida da avenida Brigadeiro Luis Antônio, na chegada a avenida Paulista, com a camisa da Funilense ostentando no pódio.

“Cosmópolis foi muito importante em minha carreira”

Em entrevista ao Portal Cosmopolense, o ex-maratonista, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima destaca sua atuação como esportista e a importância de Cosmópolis, da equipe da Funilense, e de um empresário em sua vida profissional e esportiva.

Vanderlei Cordeiro de Lima é um dos esportistas com maior destaque no Brasil. Por ser um medalhista olímpico, em 2016 foi o escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro a acender a pira olímpica no estádio do Maracanã durante os jogos do Rio de Janeiro.

Mas a sua vida como atleta começou a despontar em 1990. E os canaviais em Cosmópolis foi um dos primeiros locais de seus treinos. Através do empresário Sérgio Coutinho Nogueira, o paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima foi um dos destaques daquela equipe de atletismo que seria protagonista de provas pelo Brasil e pelo mundo, levando o nome de Cosmópolis aos pódios de vários locais.

Com apenas 21 anos de idade, o jovem Vanderlei chegou à Cosmópolis pelas mãos do empresário, e dirigente da equipe, para integrar o plantel de atletas da Funilense.
“Foi o doutor Sérgio que fez o convite pra eu integrar a equipe da Funilense, e devo muito a ele, por tudo que fez por mim, não só por mim, mas por todos aqueles jovens atletas que passaram pelo clube”, diz Vanderlei Cordeiro de Lima em entrevista, por telefone, ao Portal Cosmopolense.

Sobre a Funilense, Vanderlei considera que foi muito valiosa a contribuição do empresário ao esporte brasileiro. “A contribuição que o doutor Sérgio deu por muitos anos ao atletismo brasileiro. Esta formação da Funilense, com este grupo de atletas, contribuiu muito.

O carinho por Cosmópolis

E sobre sua passagem pela cidade, Vanderlei lembra com muito carinho sobre Cosmópolis e a equipe da Funilense.
“E consequencia disso foi a conquista da medalha, né? Tudo isso devo pela minha passagem pela Funilense, na época em que estive em Cosmópolis treinando e vivendo aí. Tenho boas lembranças, criei um ciclo de boas amizades aí na cidade. Tenho vínculo com a cidade: tenho parentes que hoje, que residem e vivem em Cosmópolis”.

Vanderlei diz que morar em Cosmópolis e integrar a equipe da Funilense, foi crucial para o início de sua carreira. Para o ex-atleta, o planejamento feito em toda a sua carreira, a cidade e a equipe que defendeu nos anos de 1990, foram de extrema importância.
“E realmente foi um momento de construção de minha carreira. A partir daí é que comecei a fazer um planejamento deste momento que passei. De um dia se tornar um atleta olímpico, participar de meu primeiro Jogos Olímpicos e depois alimentar este sonho de conquistar uma medalha. Foi muito importante esta passagem e sou muito grato por tudo isso”, finaliza Vanderlei.

Medalhista olímpico
Um dos episódios que mais marcaram Vanderlei, foi da sua conquista do bronze olímpico. Faltando apenas sete quilômetros para conquistar a vitória olímpica, um manifestante irlandês agarrou o corredor brasileiro o que deixaria de fora do pódio. Porém, ele conseguiu voltar a prova, liderando por mais dez minutos, sendo ultrapassado por outros competidores porém chegou ao estádio Panathinaikos, em Atenas, fazendo o seu famoso aviãozinho.

Vanderlei se tornou um herói olímpico mundial após este episódio. O atleta recebeu do Comitê Olímpico Internacional a medalha Pierre de Coubertin enaltecendo seu espírito olímpico.

Imagens: Orcampi Campinas/Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.