06/03/2019

Campanha da Fraternidade em Cosmópolis trará discussão sobre políticas públicas

Sempre abordando temas atuais, a cada ano propõe uma transformação social e comunitária

Letícia Leme

A Igreja Católica realiza todos os anos a Campanha da Fraternidade (CF), onde sua  finalidade é envolver as comunidades com ações pastorais em todo o país. Foi definido na manhã do dia 8 de agosto de 2017, pelos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema da Campanha da Fraternidade 2019:Fraternidade e políticas públicas, cujo lema se concentra em “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

Como forma de despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal, a Comissão Nacional da CF preparou o texto-base da temática, que servirá como material de contextualização.

Este contou com a participação e contribuição de vários especialista e pesquisadores, bem como com a consulta a liderança de movimentos e entidades sociais. Dividido no método ver, julgar e agir, o subsídio aponta uma série de iniciativas que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela Campanha.

“Políticas Pública não é somente a ação do governo, mas também a relação entre as instituições e os diversos autores, sejam individuais ou coletivos, envolvidos na solução de determinados problemas”, afirmou em nota o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

Em entrevista ao Portal Cosmopolense, o padre Diego Humeniuk, responsável pela paróquia Santa Gertrudes, em Cosmópolis, esclareceu a intenção da igreja ao promover a campanha. “O objetivo desta campanha é estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”, relatou.

“Políticas públicas são as ações discutidas, aprovadas e programadas para que todos os cidadãos possam ter vida digna. São soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade. É a ação do Estado que busca garantir a segurança, a ordem, o bem-estar, a dignidade, por meio de ações baseadas no direito e na justiça”, acrescentou o líder religioso.

A  iniciativa envolve todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas do país. No Brasil, a Campanha da Fraternidade é realizada há mais de 50 anos, e o lançamento oficial ocorre sempre na “Quarta-feira de Cinzas”, quando tem início o período de Quaresma. “A quaresma provoca todo cristão católico e o convoca à conversão, mudança de vida: cultivar o caminho do seguimento de Jesus Cristo. Ela desperta a necessidade de partilha e nos aproxima da irmandade”, explicou o pároco.

Sempre abordando temas atuais, a cada ano, a campanha propõe uma transformação social e comunitária. Dentre elas estão desafios sociais, econômicos, culturais ou religiosos da realidade brasileira. “Aquele que afirma ser cristão, tem como compromisso essencial lutar para que todos tenham vida e a tenham em plenitude. Essa é a grande importância da CF deste ano e de todos os outros, lembrar-nos a dimensão comunitária da nossa fé, que não exclui e que não rejeita ninguém, ao contrário, promove a fraternidade e a solidariedade para com todos”, concluiu.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.